QUESTÕES ÉTICAS: O CRISTÃO E A RESPONSABILIDADE SOCIAL
Pr.
Gilson Soares dos Santos
Escrevendo sobre a responsabilidade
social, Norman Geisler, no seu trabalho sobre Ética Cristã, nos traz os
seguintes pontos:
·
As Escrituras deixam claro que o homem é responsável por
seu próximo e esta responsabilidade “se estende às responsabilidades sociais
bem como às espirituais. [...] é aparente em todas as partes da Escritura que
os homens realmente têm uma responsabilidade diante dos outros”.
·
Essa responsabilidade envolve o amor. E esse amor se
estende à totalidade da pessoa, ou seja, “o homem é mais que uma alma destinada
para outro mundo, é também um corpo que vive neste mundo. [...] Logo, a fim de
amar ao homem conforme ele é – o homem total – é necessário ter uma solicitude
acerca das suas responsabilidades sociais, bem como das suas necessidades
espirituais”.
Geisler ainda pontua as responsabilidades
específicas dos cristãos da seguinte maneira:
2.1 – A Responsabilidade pelos seus
a)
Prover para si mesmo: “Há um sentido em que o
amor-próprio está na própria base da responsabilidade social. O homem deve amar
o seu próximo como a si mesmo”.. (Leia Ef 5.29; I Ts 4.11,12;
II Ts 3.7,8)
b)
Provendo para sua família (Leia I Tm 5.8,16)
c) Provendo para seus irmãos crentes (Leia Gl 6.9,10; Rm15:26;
1 Jo 3:17; Tg 2.15,16; I Jo 4.20; Jo 13.35; At 2.44,45; At 4.34,35; At 6.1-4; I
Tm 5.9).
2.2 – A responsabilidade social para com todos os homens
Iremos pontuar aqui o que
escreveu Norman Geisler, em seu livro sobre Ética Cristã, naquilo que tange à responsabilidade
social para com todos os homens:
a)
A responsabilidade
social pelos pobres: “Jesus disse: "Os pobres sempre
os tendes convosco..." (Mt 26:11). Com isto, descreveu a inevitabilidade
da pobreza como um fenômeno social, não sua desejabilidade. De fato, Jesus
disse: "Ao dares um banquete, convida os pobres .... e serás
bem-aventurado, pelo fato de não terem com que recompensar-te" (Lc
14:13-14). A um homem cujo pecado era o amor ao dinheiro, Jesus disse:
"Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, dá aos pobres..."
(Lc 18:22). Quando Zaqueu se converteu, disse: "Senhor, resolvo dar aos
pobres a metade dos meus bens." (Lc 19:8). [...] A primeira igreja em
Jerusalém pediu a Paulo "que nos lembrássemos dos pobres," disse ele,
"o que também me esforcei por fazer" (Gl 2:10). Em cumprimento desta
incumbência, Paulo escreveu: "Por que aprouve à Macedônia e a Acaia
levantar uma coleta em benefício dos pobres dentre os santos que vivem em
Jerusalém" (Rm 15:26). Até antes deste tempo, quando havia fome em
Jerusalém, "Os discípulos , cada um conforme as suas posses, resolveram
enviar socorro aos irmãos que moravam na Judeia" (At 11:29). Era uma parte
tomada por certa da responsabilidade cristã, desde os primórdios, que os que
podiam deviam dar aos pobres. Que Deus tem cuidado especial com os pobres é
ensinado também no livro de Tiago (cf. 2:5). [...] A lei de Moisés ordenava que
os cantos e as respigas dos campos fossem deixados para os pobres e
estrangeiros (Lv 19:9). Era ordenado, ainda mais: "Se teu irmão
empobrecer, e as suas forças decaírem, então sustentá-lo-ás" (Lv 25:35;
cf. Dt 15:15). Uma bênção especial é prometida aos que dão aos pobres:
"Quem se compadece do pobre ao SENHOR empresta, e este lhe paga o seu
benefício" (Pv 19:17). Outra vez: "Bem-aventurado o selecionados para
julgamento específico. O salmista disse: "Sei que o SENHOR manterá a causa
do oprimido, e o direito do necessitado" (140:12). Os profetas eram
campeões dos pobres. Isaías escreveu: "Ai dos que decretam leis injustas,
dos que escrevem leis de opressão, para negarem justiça aos pobres, para
arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo..." (10:1-2). Amós advertiu:
"Ouvi isto, vós que tendes gana contra o necessitado, e destruís os
miseráveis da terra ... Jurou o SENHOR pela glória de Jacó: Eu não me
esquecerei de todas as suas obras para sempre" (8:4, 7).”
b)
A responsabilidade
social às viúvas e aos órfãos: “As Escrituras têm numerosas referências às
viúvas e aos órfãos. Deus disse: "A nenhuma viúva nem órfão afligireis. Se
de algum modo os afligirdes, e eles clamarem a mim, eu lhes ouvirei o
clamor" (Êx 22:22,23). Havia uma proibição contra tomar em penhor a roupa
da viúva (Dt 24:17). Quando os campos eram segados, todos os feixes de espigas
esquecidos deviam ser deixados para as viúvas e os órfãos (Dt 24:19). Cada
terceiro ano o dízimo dos produtos era dado às viúvas, aos órfãos, e aos
estrangeiros (Dt 26:12-13). [..] Em síntese, Deus pronunciou uma bênção
especial aos necessitados (cf. Sl 146:9), uma maldição sobre os que os exploravam
(Dt 27:19), e uma obrigação a todos no sentido de sustentá-los. [...] O Novo
Testamento, também, ressalta a obrigação social do cristão aos órfãos e às
viúvas. Jesus advertiu, "Guardai-vos dos escribas ... que devoram a casa
das viúvas ..." (Marcos 12:40). Jesus selecionou uma viúva para atenção
especial por causa da sua oferta sacrificial (Lc 21: 2). A igreja primitiva
ministrava às viúvas (At 6:1), e Paulo lembrou a Timóteo: "Honra as viúvas
verdadeiramente viúvas" (1 Tm 5: 3). A igreja tinha um rol de assistência
social para viúvas que eram velhas demais para trabalhar, ou que não podiam
casar-se de novo (1 Tm 5:9-10). Talvez a passagem mais enfática no Novo
Testamento sobre este assunto seja a que se acha no livro de Tiago, onde está
escrito: "A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é
esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações ..." (Tiago 1:
27). O conceito bíblico de "visitar" significava muito mais do que
passar por ali; significava ajudar a aliviar sua aflição. A não ser que alguém
esteja fazendo isto, diz Tiago, sua religião não é pura.”.
2.3 – Outras responsabilidades sociais
O
bom estudante de Ética Cristã deve também pesquisar sobre as seguintes
responsabilidades sociais:
a)
A responsabilidade
social aos escravos e oprimidos.
b)
A responsabilidade
social aos soberanos e governantes.
Encerrando nosso
assunto sobre responsabilidade social, orientamos nossos estudantes a fazerem
uma pesquisa para uma compreensão mais profunda sobre O PACTO DE LAUSANNE, o
qual destaca muito bem a responsabilidade social da igreja.