O Pr. Gilson Soares dos Santos é casado com a Missionária Selma Santos, tendo três filhos: Micaelle, Álef e Michelle. É servo do Senhor Jesus Cristo, chamado com santa vocação. Bacharel em Teologia pelo STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional), Campina Grande/PB; Graduado em Filosofia pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba); Pós-Graduando em Teologia Bíblica pelo CPAJ/Mackenzie (Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper). Professor de Filosofia e Teologia Sistemática no STEC. Professor de Teologia Sistemática no STEMES, em Campina Grande - Paraíba. Pastor do Quadro de Ministros da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB). Pastoreou a Igreja Evangélica Congregacional de Cuité/PB, durante 15 anos (1993-2008). Atualmente é Pastor Titular da Igreja Evangélica Congregacional em Areia - Paraíba.

2 de abril de 2021

Hamartiologia - A Doutrina do Pecado


HAMARTIOLOGIA: A DOUTRINA DO PECADO

Romanos 3.9-20 

Pr. Gilson Soares dos Santos

 

Indubitavelmente, as Escrituras Sagradas, do Antigo e do Novo Testamento, falam sobre o pecado. “Existem pelo menos oito palavras básicas para falar de pecado no Antigo Testamento e uma dúzia no Novo.” (CR)

“A existência do pecado é um fato inegável. Ninguém pode examinar sua própria natureza, nem observar a conduta de seus semelhantes, sem se ver dominado pela convicção de que existe um mal chamado pecado” (CH)

“Negativamente pecado é a falta de justiça ou de conformidade do ser humano para com a lei de Deus, e positivamente é a quebra desta lei (I Jo 3.4)” (JG)

“A doutrina do pecado é importante para nós pelo fato de ela influenciar todas as outras doutrinas e ser influenciada por elas” (ME)

Dentro da Teologia há uma disciplina denominada Hamartiologia, que trata exclusivamente sobre o pecado. O conteúdo da Hamartiologia abrange desde a origem do pecado até à condenação eterna de pecadores.

Nesse estudo introdutório, traremos uma pequena definição da disciplina de Hamartiologia seguida de conceitos sobre o pecado.

 I_ DEEFININDO HAMARTIOLOGIA

 1.1_ Hamartiologia: Definição do termo

             A Palavra Hamartiologia vem de dois termos gregos:

Hamartia: Que significa “pecado”. Embora tenha também outros significados. Mas o significado predominante desta palavra é “pecado”.

Logos: Que significa “palavra”, “estudo”, “dissertação”, “doutrina” Unindo os dois termos, podemos dizer que temos: Hamartiologia = Doutrina do Pecado. Também pode ser “Estudo sobre o Pecado”.

 1.2_ De que trata a Hamartiologia

         Hamartiologia é a parte da Teologia Sistemática que trata sobre a natureza do pecado, sua origem, consequências, magnitude, dimensão social, bem como estabelece uma relação entre a doutrina do pecado e outras doutrinas.

A Hamartiologia tem as Sagradas Escrituras como base para um entendimento amplo sobre o pecado. De maneira que, qualquer ensino sobre o pecado que ignore o que diz as Sagradas Letras não pode ser considerado Hamartiologia legítima.

Millard Erickson nos diz que o pecado pode ser abordado e estudado de diversas maneiras. Sendo assim, ele apresenta três destas abordagens sobre o pecado, a saber:

 a)_ Primeira Abordagem: Empírica ou Indutiva 

Observamos os atos praticados pelos seres humanos atualmente ou examinamos as ações dos personagens bíblicos para, então, chegar a algumas conclusões gerais sobre o comportamento dessas pessoas e sobre a natureza do pecado.(ME) 

b)_ Segunda Abordagem: O Método do Paradigma 

Selecionamos um tipo de pecado (ou um termo que descreve o pecado) e o estabelecemos como parâmetro para outros pecados. Em seguida, analisamos outros tipos de pecado (ou outros termos que o descrevem) em relação a esse modelo básico, considerando-os variações ou elucidações do nosso paradigma. (ME) 

c)_ A Terceira Abordagem: Terminologia Bíblica Referente ao Pecado 

A terceira abordagem começa com a observação de toda a terminologia bíblica referente ao pecado, surgindo uma ampla variedade de conceitos. Então examinamos esses conceitos para descobrir o elemento essencial do pecado. Este fator básico pode assim ser usado como ponto central de nossa tentativa de estudar e entender a natureza de exemplos específicos de pecado. (ME) 

II_ DEFININDO PECADO 

O Catecismo Maior de Wesrminster, na pergunta 24, traz a seguinte interrogação: O que é pecado? Em seguida o Catecismo apresenta a seguinte resposta: Pecado é qualquer falta de conformidade com a Lei de Deus, ou a transgressão de qualquer lei por ele dada como regra à criatura racional. (Rm 3.20,23; I Jo 3.4; Gl 3.10-12; Tg 4.17). 

2.1_ Duas formas de pecado 

A falta de conformidade com a Lei de Deus pode vir de duas formas: Pecado por Comissão e Pecado por Omissão. 

a)_ Pecado por Comissão 

O pecado de Comissão consiste no seguinte: Quando Deus diz em Sua Palavra para não fazermos algo e nós, em desobediência, transgredimos a sua ordem, pecamos por comissão. O pecado por Comissão é Transgressão da lei de Deus. É desobediência à Sua Palavra. Confira os seguintes textos: I Jo 3.4; Sl 106.6; Gn 3; Tg 2.9-11; Rm 1.32. 

b)_ Pecado por Omissão 

O pecado por Omissão consiste no seguinte: Quando Deus diz em Sua Palavra para fazermos algo e nós, em desobediência, não fazemos o que ele nos manda fazer, pecamos por omissão. O pecado por Omissão é falta de conformidade com a Lei de Deus. É também desobediência à Sua Palavra. Confira os seguintes textos: Tg 4.17; Lc 12.47,48; Jo 13.17; 

III_ DOIS TERMOS BÍBLICOS PARA O PECADO 

Agora nos ocuparemos em apresentar dois termos bíblicos para pecado. 

2.1_ Pecado é errar o alvo 

Em sua Teologia Sistemática, Millard Erickson nos apresenta o seguinte: 

·         “É provável que o conceito mais comum que enfatiza a natureza do pecado seja a ideia de errar o alvo”. (ME)

·         “A expressão “errar o alvo” geralmente indica um erro, não um pecado cometido intencional e conscientemente. Mas, na Bíblia, a palavra [...] subentende não um simples erro, mas uma decisão de errar, uma falha voluntária e culpável” (ME) 

Vale lembrar algo aqui: “Não somos pecadores porque erramos o alvo; erramos o alvo porque somos pecadores”. A Bíblia diz que já nascemos em pecado. 

2.2_ Pecado é transgressão 

“Pecado geralmente é definido como transgressão à lei (I Jo 3.4). Essa é uma definição correta enquanto entendermos o pecado em seu sentido mais amplo, ou seja, afastamento dos padrões estabelecidos por Deus” (CR).

Exemplo de transgressão deliberada pode ser encontrado na desobediência aos mandamentos descritos em Êxodo 20.1-17, oito dos quais começam com a palavra “Não...”

Pecado é, portanto, a transgressão da lei. Conforme podemos encontrar em algumas traduções para I João 3.4: “Pecado é iniquidade” 

IV_ DIFERENÇA ENTRE CRIME E PECADO 

“Rigorosamente falando, pecado é a violação da lei de Deus; crime é a violação da lei do Estado” (JV). Um ato pode ser ao mesmo tempo pecado e crime. Por exemplo, assassinato, roubo e perjúrio. Entretanto, existem atos que são pecados, mas não são crimes. Por exemplo, “Odiar o irmão é pecado contra Deus, mas não viola a lei do Estado, que não tem jurisdição sobre os pensamentos do homem” (JV). Por outro lado, existem atos que são crimes, mas não são pecados. Por exemplo, “Na Escócia [...] muitos pactuantes foram postos na prisão e até mortos porque reuniam-se para adorar a Deus sem o consentimento do rei. Isso foi crime porque eles violaram a lei do Estado (uma lei injusta e ímpia, nesse caso), mas não era pecado porque eles, ao fazerem isso, estavam obedecendo à lei de Deus”.(JV) 

Neste pequeno estudo, apresentamos alguns conceitos sobre o que é pecado. De igual maneira, falamos sobre a existência de uma disciplina que estuda exclusivamente o pecado e suas consequências.

Nosso estudo é apenas uma introdução ao tema, pois sabemos que o estudo sobre o pecado é algo muito profundo. No entanto, o que aqui apresentamos já nos serve de base para o que estudaremos em outras postagens. 

BIBLIOGRAFIA 

(ME)_ ERICKSON, Millard J. Teologia Sistemática. São Paulo. Vida Nova. 2015. 

(JG)_ GOMES, Joelson. A Depravação Total. Revista Crescimento Cristão. Ano IV. Nº 07. Lição 1. Recife. Aliança. s/d. 

(CH)_ HODGE, Charles. Teologia Sistemática. São Paulo. Hagnos. 2010. 

(CR)_ RYRIE, Charles C. Teologia Básica ao Alcance de Todos. São Paulo. Mundo Cristão. 2011. 

(JV)_ VOS, Johannes Geerhardus. O Catecismo Maior de Westminster Comentado. São Paulo. Puritanos. 2007.