O Pr. Gilson Soares dos Santos é casado com a Missionária Selma Santos, tendo três filhos: Micaelle, Álef e Michelle. É servo do Senhor Jesus Cristo, chamado com santa vocação. Bacharel em Teologia pelo STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional), Campina Grande/PB; Graduado em Filosofia pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba); Pós-Graduando em Teologia Bíblica pelo CPAJ/Mackenzie (Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper). Professor de Filosofia e Teologia Sistemática no STEC. Professor de Teologia Sistemática no STEMES, em Campina Grande - Paraíba. Pastor do Quadro de Ministros da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB). Pastoreou a Igreja Evangélica Congregacional de Cuité/PB, durante 15 anos (1993-2008). Atualmente é Pastor Titular da Igreja Evangélica Congregacional em Areia - Paraíba.

12 de janeiro de 2017

13 referências bíblicas para o crente não ter parascavedecatriafobia


13 REFERÊNCIAS BÍBLICAS PARA O CRENTE NÃO TER PARASCAVEDECATRIAFOBIA


Pr. Gilson Soares dos Santos

“12 Uma palavra se me disse em segredo; e os meus ouvidos perceberam um sussurro dela. 13 Entre pensamentos de visões noturnas, quando profundo sono cai sobre os homens, 14 sobrevieram-me o espanto e o tremor, e todos os meus ossos estremeceram. 15 Então, um espírito passou por diante de mim; fez-me arrepiar os cabelos do meu corpo.”

INTRODUÇÃO

1_ A “Sexta-Feira 13”

A_ Quando o dia 13 de qualquer mês cai numa sexta-feira é popularmente considerado um dia de azar.

B_ Existem pessoas que tem um medo mórbido de sexta-feira 13.

C_ “O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.” (Wikipédia: sexta-feira 13 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Sexta-Feira_13 acesso em 12/01/2017).

2_ A origem da superstição sobre a Sexta-Feira 13

A_ O número 13, para muitos, é considerado um número de má sorte.

B_ A sexta-feira é também considerada, por muitos, como um dia de azar.

·         Porque Jesus foi crucificado num sexta-feira.

C_ Quando se une um número de má sorte com um dia de azar, então, para muitos, tem-se um dia que traz muita coisa ruim.

3_ Eventos ligados à sexta-feira 13

A_ Existem muitos eventos históricos e pseudo-históricos que estão ligados à sexta-feira 13.

·         Foi em uma sexta-feira 13 de dezembro de 1968 que o governo militar aprovou o AI-5, o pior dos atos institucionais da ditadura militar brasileira.
·         Foi em uma sexta-feira 13 que foi criado o vírus de computador chamado Jerusalém, que diminuía a velocidade dos computadores em 90%, por isso ele foi chamado posteriormente de vírus sexta-feira 13.
·         O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram.
·         A queda do avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi nos Andes foi em uma sexta-feira 13 de 1972. Os acontecimentos neste acidente deram origem ao livro Sobreviventes: a Tragédia dos Andes, de Piers Paul Read, e ao filme Alive (Vivos) de 1993 com direção de Frank Marshall (Resgate Abaixo de Zero).
·         Sexta-feira 13 de Novembro de 2015 foi um dia triste para a história da França devido aos 7 ataques terroristas, em Paris, que mataram cerca de 130 pessoas e feriram cerca de 400.

4_ Nosso objetivo

A_ Vamos apresentar 13 referências bíblicas para o crente não ter medo da sexta-feira 13

PROPOSIÇÃO: 13 REFERÊNCIAS BÍBLICAS PARA O CRENTE NÃO TER MEDO DA SEXTA-FEIRA 13

I_ PRIMEIRA REFERÊNCIA: SALMO 91.1-7

“1 O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente 2 diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio. 3 Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. 4 Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo. 5 Não te assombrarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia, 6 nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia. 7 Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido”. (Sl 91.1-7)

II_ SEGUNDA REFERÊNCIA: SALMO 121.5-8

‘5 O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. 6 De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. 7 O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma. 8 O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.”

III_ TERCEIRA REFERÊNCIA: JÓ 5.17-22

“17 Bem-aventurado é o homem a quem Deus disciplina; não desprezes, pois, a disciplina do Todo-Poderoso. 18 Porque ele faz a ferida e ele mesmo a ata; ele fere, e as suas mãos curam. 19 De seis angústias te livrará, e na sétima o mal te não tocará. 20 Na fome te livrará da morte; na guerra, do poder da espada. 21 Do açoite da língua estarás abrigado e, quando vier a assolação, não a temerás. 22 Da assolação e da fome te rirás e das feras da terra não terás medo.”.

IV_ QUARTA REFERÊNCIA: SALMO 27.1-3

“1 O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? 2 Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem. 3 Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança.”.

V_ QUINTA REFERÊNCIA: SALMO 46.1,2

‘1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. 2 Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares;”.

VI_ SEXTA REFERÊNCIA: SALMO 112.1-7

1 Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos seus mandamentos. 2 A sua descendência será poderosa na terra; será abençoada a geração dos justos. 3 Na sua casa há prosperidade e riqueza, e a sua justiça permanece para sempre. 4 Ao justo, nasce luz nas trevas; ele é benigno, misericordioso e justo. 5 Ditoso o homem que se compadece e empresta; ele defenderá a sua causa em juízo; 6 não será jamais abalado; será tido em memória eterna. 7 Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no SENHOR..

VII_ SÉTIMA REFERÊNCIA: ISAÍAS 43.2

“2 Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.”

VIII_ OITAVA REFERÊNCIA: SALMO 34.6-8

“6 Clamou este aflito, e o SENHOR o ouviu e o livrou de todas as suas tribulações. 7 O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra. 8 Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.”.

IX_ NONA REFERÊNCIA: PROVÉRBIOS 3.21-26

“21 Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos; guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso; 22 porque serão vida para a tua alma e adorno ao teu pescoço. 23 Então, andarás seguro no teu caminho, e não tropeçará o teu pé. 24 Quando te deitares, não temerás; deitar-te-ás, e o teu sono será suave. 25 Não temas o pavor repentino, nem a arremetida dos perversos, quando vier. 26 Porque o SENHOR será a tua segurança e guardará os teus pés de serem presos.”

X_ DÉCIMA REFERÊNCIA: I JOÃO 5.18

“18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.”.

XI_ DÉCIMA PRIMEIRA REFERÊNCIA: HEBREUS 1.13,14

‘13 Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés? 14 Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?”

XII_ DÉCIMA SEGUNDA REFERÊNCIA: II SAMUEL 2.6-9

“6 O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz subir. 7 O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. 8 Levanta o pobre do pó e, desde o monturo, exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são as colunas da terra, e assentou sobre elas o mundo. 9 Ele guarda os pés dos seus santos, porém os perversos emudecem nas trevas da morte; porque o homem não prevalece pela força”.

XIII_ DÉCIMA TERCEIRA REFERÊNCIA: NÚMEROS 6.24-26

“24 O SENHOR te abençoe e te guarde; 25 o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; 26 o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz.”

CONCLUSÃO

A_ São inúmeras as referências bíblicas que nos apresentam o Deus Todo Poderoso mantendo o controle sobre nossas vidas.

B_ Quando Deus permite, seja para provar a fé de um crente, seja para corrigi-lo, as aflições virão e não escolherão um dia.

C_ Jó foi provado, sofreu todas aquelas lutas e dores e a Bíblia não mostra que houve um dia escolhido para aquilo.

D_ Só precisamos estarmos revestidos de toda armadura de Deus para resistir no dia mau (Efésios 6.13:

“13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.”.