O Pr. Gilson Soares dos Santos é casado com a Missionária Selma Santos, tendo três filhos: Micaelle, Álef e Michelle. É servo do Senhor Jesus Cristo, chamado com santa vocação. Bacharel em Teologia pelo STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional), Campina Grande/PB; Graduado em Filosofia pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba); Pós-Graduando em Teologia Bíblica pelo CPAJ/Mackenzie (Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper). Professor de Filosofia e Teologia Sistemática no STEC. Professor de Teologia Sistemática no STEMES, em Campina Grande - Paraíba. Pastor do Quadro de Ministros da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB). Pastoreou a Igreja Evangélica Congregacional de Cuité/PB, durante 15 anos (1993-2008). Atualmente é Pastor Titular da Igreja Evangélica Congregacional em Areia - Paraíba.

9 de abril de 2021

A Oração e a Onipotência de Deus

A ORAÇÃO E A ONIPOTÊNCIA DE DEUS

Salmo 139.13-24 

Pr. Gilson Soares dos Santos 

“13 Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. 14 Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; 15 os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. 16 Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda. 17 Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles! 18 Se os contasse, excedem os grãos de areia; contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim. 19 Tomara, ó Deus, desses cabo do perverso; apartai-vos, pois, de mim, homens de sangue. 20 Eles se rebelam insidiosamente contra ti e como teus inimigos falam malícia. 21 Não aborreço eu, SENHOR, os que te aborrecem? E não abomino os que contra ti se levantam? 22 Aborreço-os com ódio consumado; para mim são inimigos de fato. 23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; 24 vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” (Sl 139.13-24). 

INTRODUÇÃO 

1_ Sobre o Salmo 139 

1.1_ Seu autor 

A_ Deus é o Autor Soberano deste Salmo. 

1.2_ Seu escritor inspirado 

A_ Foi escrito por Davi, sob a inspiração do Espírito Santo. Davi pode ser considerado o autor humano. 

Obs.:  Um dos manuscritos da Septuaginta atribui a Zacarias a autoria deste Salmo. (Derek Kidner – Salmos 73-150 – Introdução e Comentário) 

1.3_ Seu conteúdo 

A_ O Salmo 139 nos apresenta alguns dos atributos de Deus, especialmente: 

·         A1_ A Onisciência; 

·         A2_ A Onipresença; 

·         A3_ A Onipotência. 

1.4_ Os versos 13-24 

A_ Os versos de 13 a 24 nos apresentam a Onipotência de Deus, sendo percebida em frases como: 

“... Tu formaste o meu interior...” 

“... tu me teceste no seio de minha mãe...” 

“... por modo assombrosamente maravilhoso fui formado...” 

“... as tuas obras são admiráveis...” 

“... que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles!...” 

PROPOSIÇÃO: A ONIPOTÊNCIA DE DEUS E A ORAÇÃO 

I_ A ONIPOTÊNCIA DE DEUS 

A_ A onipotência é um dos atributos de Deus. 

1..1_ Definições rápidas de onipotência 

·         Significa que Deus tem todo o poder. E pode fazer todas as coisas que for da Sua vontade. Ele pode fazer todas as coisas que decidir fazer. 

·         Significa que para Deus não há nada impossível. 

B_ Porém, Deus não fez, não faz e não fará qualquer coisa que esteja fora da Sua vontade. Ele só faz aquilo que decidir fazer. 

II_ A ONIPOTÊNCIA DE DEUS E A ORAÇÃO 

2.1_ Cuidados que precisamos ter em nossas orações 

A_ Se sabemos que Deus é todo poderoso, então: 

a)_ Não devemos orar colocando palavras que limitem Deus. 

A_ Por exemplo: 

·         “Que o Senhor possa fazer isto... “ 

·         Se o Senhor puder fazer aquilo...” 

B_ Deus pode todas as coisas (Ef 3.20,21; Gn 18.14) 

“20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, 21 a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!” (Ef 3.20,21). 

“14 Acaso, para o SENHOR há coisa demasiadamente difícil? Daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a ti, e Sara terá um filho.” (Gn 18.14). 

“37 Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.” (Lc 1.37). 

b)_ Não devemos orar com falta de fé. Pois a falta de fé pode criar obstáculo à resposta. (Tg 1.6,7) 

“6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. 7 Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa;” (Tg 1.6,7) 

2.2_ Confiança que precisamos ter em nossas orações 

a)_ Devemos confiar que o nosso Deus pode fazer todas as coisas. 

A_ A Bíblia diz que precisamos confiar nele, pois o mais ele fará (Sl 37.5) 

“5 Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.” 

b)_ Devemos confiar que, se orarmos dentro da vontade do Senhor, ele nos atenderá 

A_ A Palavra nos diz que a oração feita dentro da vontade do Senhor encontrará resposta em Deus (I Jo 5.14) 

“14 E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.” 

c)_ A bíblia nos diz que precisamos descansar nele 

A_ Aquele que confia que o nosso Deus é Todo Poderoso, certamente, descansa nele (Sl 37.7a) 

7 Descansa no SENHOR e espera nele,” 

CONCLUSÃO 

1_ Para concluir: pequenas observações 

A_ Na oração ao Deus Todo Poderoso, precisamos ficar atentos a duas coisas: 

·         A Condição

·         A Convicção 

a)_ A condição: a vontade do Senhor (I Jo 5.14,15) 

“14 E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. (I Jo 5.14) 

b) A convicção: a certeza que ele nos atende (I Jo 5.15) 

“15 E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.” (I Jo 5.15). 

Nenhum comentário: