O Pr. Gilson Soares dos Santos é casado com a Missionária Selma Rodrigues, tendo três filhos: Micaelle, Álef e Michelle. É servo do Senhor Jesus Cristo, chamado com santa vocação. Bacharel em Teologia pelo STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional), Campina Grande/PB; Graduado em Filosofia pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba); Pós-Graduando em Teologia Bíblica pelo CPAJ/Mackenzie (Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper). Professor de Filosofia e Teologia Sistemática no STEC. Professor de Teologia Sistemática no STEMES, em Campina Grande - Paraíba. Pastor do Quadro de Ministros da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB). Pastoreou a Igreja Evangélica Congregacional de Cuité/PB, durante 15 anos (1993-2008). Atualmente é Pastor Titular da Igreja Evangélica Congregacional em Areia - Paraíba.

14 de abril de 2012

A Ordo Salutis (A Ordem da Salvação) no Ensino Paulino


Rev. Gilson Soares dos Santos

     A salvação tem uma ordem? Melhor dizendo, para que alguém chegue à salvação existe um caminho a ser trilhado? Ou será que não há regras nem ordem para se chegar à salvação? Uma coisa sabemos: fora de Cristo não há salvação, porém a ordem para se chegar à salvação, ou seja, a ordo salutis, estudaremos agora, vendo o entendimento das diversas correntes teológicas a respeito do assunto.

I – DEFININDO O TERMO

     Primeiro, vamos definir este termo dentro da teologia:

1.1 – Ordo salutis: É o processo pelo qual a obra da salvação é concretizada nos corações e vida dos pecadores.

1.2 – O criador do termo: O termo “ordo salutis” ou “ordem da salvação” foi criado por Jacob Karpov (teólogo luterano) em 1737.

II – A ORDO SALUTIS (ORDEM DA SALVAÇÃO) NO ENSINO DO APÓSTOLO PAULO

     O apóstolo Paulo, em Romanos 8.30, parece descrever uma ordem para a salvação. Vejamos o texto:

30 e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou. (Romanos 8.30)

     Então, a ordem da salvação para Paulo seria a seguinte:

a)     Predestinação: “aos que predestinou”

b)    Chamado: “a estes também chamou”

c)     Justificação: “a estes também justificou”

d)    Glorificação: “a estes também glorificou”

 Na próxima postagem estaremos vendo a ordem da salvação no conceito reformado (calvinista)