O Pr. Gilson Soares dos Santos é casado com a Missionária Selma Santos, tendo três filhos: Micaelle, Álef e Michelle. É servo do Senhor Jesus Cristo, chamado com santa vocação. Bacharel em Teologia pelo STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional), Campina Grande/PB; Graduado em Filosofia pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba); Pós-Graduando em Teologia Bíblica pelo CPAJ/Mackenzie (Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper). Professor de Filosofia e Teologia Sistemática no STEC. Professor de Teologia Sistemática no STEMES, em Campina Grande - Paraíba. Pastor do Quadro de Ministros da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB). Pastoreou a Igreja Evangélica Congregacional de Cuité/PB, durante 15 anos (1993-2008). Atualmente é Pastor Titular da Igreja Evangélica Congregacional em Areia - Paraíba.

1 de maio de 2015

Quebrando a dicotomia "sagrado-secular" do trabalho

QUEBRANDO A DICOTOMIA ‘SAGRADO-SECULAR” DO TRABALHO

Pr. Gilson Soares dos Santos

Hoje, dia 01 de maio, é Dia do Trabalho (ou Dia do Trabalhador). Sobre essa questão, quero aproveitar o nosso espaço para retomar a posição Luterana, Calvinista e Puritana que quebra a dicotomia “sagrado-secular” do trabalho.

Martinho Lutero derrubou a ideia de que os pastores, as missionárias ou outros ministros realizam trabalho mais santo do que a dona de casa e o comerciante. Calvino, por sua vez, seguiu a mesma posição de Lutero. William Tyndale, um puritano, disse que “há uma diferença entre lavar a louça e pregar a Palavra de Deus; mas no tocante a agradar a Deus; nenhuma em absoluto...”. Para os verdadeiros puritanos “cada passo e aspecto do seu ofício é santificado.”

Muita gente pensa que o trabalho de um pastor deve exigir mais santidade do que o trabalho de um professor universitário. Muitos acham que o trabalho de um ministro do evangelho deve ser mais santo do que o ofício de um dentista, psicólogo, professor, dona de casa, etc. É engano pensar assim, pois o cristão é santo em qualquer ofício, honesto em qualquer trabalho, verdadeiro em qualquer lugar.

Não importa o trabalho que você exerce, Deus deve ser glorificado nele. Deus deve ser glorificado pela sua maneira de trabalhar. Faça tudo com seriedade e honestidade. Faça tudo para a glória de Deus, pois todo trabalho é santo.

Feliz Dia do Trabalho - Feliz Dia do Trabalhador!