O Pr. Gilson Soares dos Santos é casado com a Missionária Selma Santos, tendo três filhos: Micaelle, Álef e Michelle. É servo do Senhor Jesus Cristo, chamado com santa vocação. Bacharel em Teologia pelo STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional), Campina Grande/PB; Graduado em Filosofia pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba); Pós-Graduando em Teologia Bíblica pelo CPAJ/Mackenzie (Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper). Professor de Filosofia e Teologia Sistemática no STEC. Professor de Teologia Sistemática no STEMES, em Campina Grande - Paraíba. Pastor do Quadro de Ministros da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB). Pastoreou a Igreja Evangélica Congregacional de Cuité/PB, durante 15 anos (1993-2008). Atualmente é Pastor Titular da Igreja Evangélica Congregacional em Areia - Paraíba.

7 de dezembro de 2012

Versículos Apócrifos


VERSÍCULOS APÓCRIFOS

Pr. Gilson  Soares dos Santos

Desde criança, sempre tive o precioso hábito de conferir os versículos que ouvia nas pregações ou nas citações de muitos pastores, evangelistas, obreiros e outros irmãos. Ouvia o versículo em seguida ia procurar na Bíblia se aquele versículo estava mesmo no Livro Sagrado. Notava que alguns versículos estavam no texto, mas não da maneira como eram citados. Para ser sincero, existem “versículos” que até hoje procuro e não encontro. Costumo chamá-los de versículos apócrifos.

O post a seguir foi adaptado de  muitas outras observações de irmãos e irmãs nossos que postaram na internet.

1 - “Da semente da mulher levantarei um que esmagará a cabeça da serpente”

É comum ouvir pregadores citando essa frase como sendo a primeira promessa com relação à obra redentora de Jesus. Mas essa promessa não aparece nas Escrituras. Em Gênesis 3:15, Deus disse para Satanás, personificado em uma serpente: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”.

É importante observar que o texto bíblico não usa o verbo “esmagar” e sim “ferir”. De acordo com a Palavra de Deus, o inimigo ainda não foi esmagado, isto é, derrotado por completo. Ele já está julgado (Jo 16:11), e, na cruz, Jesus o feriu (Cl 2:14,15). Entretanto, “... o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo de vossos pés” (Rm 16:20).

2 - “Deus cegou os entendimentos dos incrédulos”

Não foi Deus quem cegou o entendimento dos incrédulos! A Bíblia diz: “... o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (II Co 4:4). Esse “deus” é o diabo, e não o Deus verdadeiro que ilumina os que estão em trevas (Jo 8:12; I Jo 1:7).

3 - “Esforça-te e eu te ajudarei”

A expressão “Esforça-te” aparece 12 vezes na Bíblia, mas nunca acompanhada da frase “Eu te ajudarei”. Observe: “Esforça-te, e tem bom ânimo” (Js 1:6,7,9,18; I Cr 22:13; 28:20); “Esforça-te, e esforcemo-nos” (I Cr 19:13); “Esforça-te, e faze a obra” (I Cr 28:10); “Esforça-te, e clama” (Gl 4:27). No plural, ela aparece oito vezes, sem o complemento citado (Nm 13:20; Js 10:25; 23:6; I Sm 4:9; 13:28; II Cr 15:7; Sl 31:24; Ag 2:4). Apesar disso, não há dúvida de que o Senhor ajuda os que se esforçam. Porém não devemos citar como sendo um versículo bíblico.

4 - “Fazei o bem sem olhar a quem”

Essa frase é uma distorção de Gálatas 6.10: “Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé”. O cristão deve fazer o bem, pois ele tem a bondade, um dos elementos do fruto do Espírito (Gl 5:22). Mas fazer o bem “de olhos fechados” pode ser perigoso.

Existem muitos vigaristas dizendo-se missionários ou pastores. Eles sempre contam casos tristes para aplicar os seus golpes, e os irmãos bondosos, por não olharem a quem estão ajudando, acabam sendo lesados. Cabe-nos ajudar as pessoas comprovadamente necessitadas: “Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra” (Dt 15:11).

5 - “O cair é do homem, mas o levantar é de Deus”

É comum o uso dessa frase para animar irmãos que fracassam na fé. Quem a usa, tenta demonstrar que a pessoa caída não precisa se preocupar. Deus a levantará em tempo oportuno. Entretanto, se o homem não tomar uma posição, levantando-se, tal como o filho pródigo, Deus não o socorrerá (Lc 15:17-24).  
    
6 – “Na presença de Deus até a tristeza salta de alegria”

Eu sei que Deus transforma nossa tristeza em alegria. Encontramos em Et 9.22 afirma que “se lhes mudou a tristeza em alegria”, porém nunca li esse versículo afirmando que na presença de Deus até a tristeza salta de alegria. Encontrei também que o Senhor afirma em Jr 31.13 “transformarei a sua tristeza em regozijo”. Ainda leio em Jo 16.20 que “a vossa tristeza se converterá em alegria”. É possível que alguém tente usar Jó 41.22 para justificar esse versículo, mas o texto não se refere a saltar de alegria diante de Deus.

7 – “Os anjos desejaram pregar o evangelho”

Não há nenhum versículo bíblico que afirme que os anjos desejaram pregar o Evangelho. O único texto de onde as pessoas tiram essa ideia está em I Pe 1.12 “A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar”. É claro que esse texto não está dizendo que os anjos desejaram pregar o Evangelho. Mas afirma que os anjos anelam perscrutar, o quê? As coisas que nos foram pregadas.

8 – “Eu venci e vós vencereis”

Sabemos que Cristo venceu e, nele, somos mais que vencedores. Porém muita gente completa uma frase dita por Jesus com algo que ele não disse. Em João 16.33 o Senhor diz: “No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. O versículo vai até aí. Muitos o completam dizendo “eu venci e vós vencereis”.

9 – “Os viciados não herdarão o reino de Deus”

A Bíblia condena, é claro, a concupiscência da carne, que é o mesmo que vício da carne. Mas não existe esse versículo na Bíblia. Sabemos que todo aquele que se deixa dominar pela concupiscência da carne não herdará o reino de Deus, diz o apóstolo Paulo, mas não há um versículo dizendo que “os viciados não herdarão o reino de Deus”.

10 – “Quem não vem pelo amor, vem pela dor”.

Embora seja verdade que os eleitos virão de uma maneira ou de outra, esse versículo não está na Bíblia.

11 – “Deus habita no meio dos louvores”

Muita gente quando cita este versículo esquece de completá-lo. O texto bíblico diz que “Contudo, tu és santo, entronizado entre os louvores de Israel” (Sl 22.3). Deus está entronizado entre os louvores do seu povo, Israel. Muita gente usa esse versículo de maneira errada e deturpada.

12 – “Jesus é o médico dos médicos”

Nós sabemos que o Senhor é o Deus que cura, sabemos que ele é superior a todos os médicos, mas não existe um versículo que diga dessa forma.

A lista é grande, mas fiquemos com esses versículos apócrifos que são mais comuns e usuais. É bom sempre dá uma conferida se realmente existem tais versículos.