O Pr. Gilson Soares dos Santos é casado com a Missionária Selma Santos, tendo três filhos: Micaelle, Álef e Michelle. É servo do Senhor Jesus Cristo, chamado com santa vocação. Bacharel em Teologia pelo STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional), Campina Grande/PB; Graduado em Filosofia pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba); Pós-Graduando em Teologia Bíblica pelo CPAJ/Mackenzie (Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper). Professor de Filosofia e Teologia Sistemática no STEC. Professor de Teologia Sistemática no STEMES, em Campina Grande - Paraíba. Pastor do Quadro de Ministros da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB). Pastoreou a Igreja Evangélica Congregacional de Cuité/PB, durante 15 anos (1993-2008). Atualmente é Pastor Titular da Igreja Evangélica Congregacional em Areia - Paraíba.

16 de fevereiro de 2016

Classes de pessoas que não herdarão o Reino de Deus


CLASSES DE PESSOAS QUE NÃO HERDARÃO O REINO DE DEUS

Pr. Gilson Soares dos Santos

Embora muitos nunca tenham atentado para essa temática, a Bíblia classifica, de forma categórica, a lista das pessoas que não entrarão no Céu.

Vamos observar os textos que tratam do assunto.

PROPOSIÇÃO: VEJAMOS ALGUMAS DAS LISTAS DAS PESSOAS QUE NÃO ENTRARÃO NO REINO DE DEUS

1 – PRIMEIRA LISTA: Em I Coríntios 6.9,10

9 Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, 10 nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. (ARA)

9 Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus? 10 Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus.(ARC)

a) OS INJUSTOS, Adj. Iníquo; contrário à justiça; infundado.

b) OS IMPUROS OU DEVASSOS: Adj. Imundo; indecente; contaminado; sórdido; lúbrico; sensual; inquinado; sujo

c) OS IDÓLATRAS: Adj. 2gen. Adorador de ídolos

d) OS ADÚLTEROS: Adj. Alterado; corrompido; falsificado; que violou ou viola a fidelidade conjugal.

e) OS EFEMINADOS: Adj. Adamado; amaricado; excessivamente delicado; travestis.

f) OS SODOMITAS: s.f. Perversão sexual; prática do coito anal; (do nome de Sodoma, antiga cidade da Palestina); homossexual.

g) OS LADRÕES: Adj. Que furta; que rouba.

h) OS AVARENTOS: Adj. Aquele que é sordidamente apegado ao dinheiro.

i) OS BÊBADOS: adj. Embriagado, alcoólatra.

j) OS MALDIZENTES: Adj. 2gen. S. 2gen. Que tem má língua; pessoa que fala mal dos outros; difamador; caveirista.

k) OS ROUBADORES: Adj. Aquele que rouba. (Em linguagem policial distingue-se: roubar, quando o agente exerce violência, é um furto qualificado. Furtar, quando a subtração se faz sem violência.)

2 – SEGUNDA LISTA: Em Gálatas 5.19-21

19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.(ARA)

19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, 20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 21 invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.(ARC)

a) PROSTITUIÇÃO: Ato ou efeito de prostituir.

b) LASCÍVIA: Grande inclinação para a luxúria; libidinagem; sensualidade; cabritismo; inclinação desenfreada por sexo.

c) FEITIÇARIA: s.f. Bruxaria; sortilégio; encantamento; magia; mandinga.

d) INIMIZADES: s.f. aversão; malquerência; desafeição; falta de amizade.

e) PORFIA: s.f discussão; contenda de palavras; insistência; pertinácia; disputa; luta; embate.

f) CIÚME OU EMULAÇÃO: s.m. Zelos amorosos; emulação; desejo de posse da pessoa amada.

g) IRA: s.f. cólera; raiva; desejo de vingança.

h) PELEJA OU DISCÓRDIA: Ato de pelejar; combate; ralhos; briga; contenda.

i) DISSENSÕES: Divergência.

j) FACÇÃO OU DIVISÃO: Neste sentido aqui é a divisão por causa de heresias.

k) INVEJA: Desejo violento de possuir o bem alheio.

l) GLUTONARIA: Qualidade de glutão; aquele que come muito; o que come exageradamente.

3 – TERCEIRA LISTA: Em Efésios 5.5

5 Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.(ARA)

5 Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicador, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus.(ARC)

a)  FORNICADOR OU INCONTINENTE: Aquele que pratica a fornicação; está ligado à prostituição; prática do coito.

4 – QUARTA LISTA: Em Apocalipse 21.8

8 Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.

8  Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.

a) OS COVARDES OU TÍMIDOS: Nesse contexto, refere-se àquele que é enviado pelo Senhor e se acovarda. Há quem diga que a Palavra refere-se ao traiçoeiro, aquele que faz covardia.

b) OS INCRÉDULOS: Aqueles que não crêem nas Palavras de Deus.

c) OS ABOMINÁVEIS: Aquele que pratica abominação. Todo o que pratica atos que Deus abomina.

d) OS HOMICIDAS OU ASSASSINOS: Aquele que mata; o que comete assassinato.

e) OS MENTIROSOS: Aquele que vive na prática da mentira.

5 – QUINTA LISTA: Em Apocalipse 22.15

15 Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.

15 Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.

a) CÃES: Não encontrado. Alguns comentaristas acreditam que refira-se a “canibais”, pessoas que praticam o canibalismo, comem carne humana.

b) Repetição da lista do 21.8

A Bíblia é enfática nisso que expõe. Essas listas explicam  porque Jesus mostrou que o caminho para o Céu é estreito, a porta para o Céu é estreita.
    
A lista é bem maior.
    
Que mantenhamos firme nossa fidelidade à Deus e Sua Palavra.