O Pr. Gilson Soares dos Santos é casado com a Missionária Selma Santos, tendo três filhos: Micaelle, Álef e Michelle. É servo do Senhor Jesus Cristo, chamado com santa vocação. Bacharel em Teologia pelo STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional), Campina Grande/PB; Graduado em Filosofia pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba); Pós-Graduando em Teologia Bíblica pelo CPAJ/Mackenzie (Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper). Professor de Filosofia e Teologia Sistemática no STEC. Professor de Teologia Sistemática no STEMES, em Campina Grande - Paraíba. Pastor do Quadro de Ministros da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB). Pastoreou a Igreja Evangélica Congregacional de Cuité/PB, durante 15 anos (1993-2008). Atualmente é Pastor Titular da Igreja Evangélica Congregacional em Areia - Paraíba.

5 de outubro de 2015

Qual a diferença entre pecado herdado e pecado imputado?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PECADO HERDADO E PECADO IMPUTADO?

Pr. Gilson Soares dos Santos

Pecado herdado. Pecado imputado. Muitos estudantes de Teologia ainda fazem confusão sobre este assunto. Estou aproveitando o espaço para dar uma ajuda sobre o tema.

É importante que o estudante de teologia entenda o que é pecado herdado e pecado imputado. Para isto, vejamos a diferença.

a)     Pecado herdado

“Pecado herdado é o estado pecaminoso em que nascem todas as pessoas. [...] Alguns o chama de pecado transmitido ou herdado [...] Isto enfatiza a verdade de que todas as pessoas herdam esse estado pecaminoso de seus pais, os quais herdaram de seus pais, os quais, por sua vez, o herdaram de seus pais e assim sucessivamente, até chegar a Adão e Eva.”[1].

b)    Pecado imputado

“Imputar significa atribuir, identificar ou entregar algo a alguém. O aspecto central desse conceito não é a mera influência, mas o envolvimento. [...] Ele é transmitido diretamente de Adão para cada pessoa de cada geração. Eu estava em Adão, por isso o pecado dele foi imputado diretamente a mim, não por intermédio de meus pais e dos pais deles. O pecado imputado é imediatamente atribuído (ou seja, diretamente, não por mediadores entre Adão e mim).”.[2].

      Abaixo, temos um gráfico para entendermos melhor a diferença entre pecado herdado e pecado imputado.


     Espero ter ajudado. Deus abençoe a todos.


[1] RYRIE, Charles C. Teologia Básica ao alcance de todos. São Paulo: Mundo Cristão. 2004. p.251.
[2] RYRIE, Charles C. Teologia Básica ao alcance de todos. São Paulo: Mundo Cristão. 2004. p.255-258.