INTRODUÇÃO
A Bíblia Sagrada nos mostra, para o cristão, o Batismo com água e o Batismo com o Espírito Santo ou no Espírito Santo.
No momento em que alguém confessa a Jesus como Senhor de sua vida e nasce de novo, essa pessoa recebe o Espírito Santo, pois a Bíblia diz que “Se alguém não tem o Espírito de Cristo esse tal não é dele” (Rm 8.9). É por meio do Batismo com o Espírito Santo que o crente recebe os dons e a capacitação para o ministério.
01 O QUE É O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO?
É preciso, em primeiro lugar, fazermos uma distinção entre a regeneração pelo Espírito Santo e o batismo com o Espírito Santo.
A - A Regeneração com o Espírito Santo: Refere-se ao Espírito Santo dando nova vida aos crentes.
B - O Batismo com o Espírito Santo: Refere-se ao Espírito Santo concedendo dons e capacitação para o ministério, para edificação da Igreja.
02 QUANDO ACONTECE O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO?
Existem duas linhas de pensamento a respeito do momento em que a pessoa é batizada com o Espírito Santo.
2.1 – O batismo com o Espírito Santo como experiência na conversão
Para muitos, o batismo com o Espírito Santo acontece no momento da conversão. Os dons surgirão com o passar do tempo.
Vejamos os argumentos daqueles que adotam esta linha doutrinária:
Argumento 1:
O Apóstolo Paulo diz em I Co 12.13 “Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito”.
Argumento 2:
“Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva" - João 7:38-39.
Argumento 3:
"Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar" - Atos 2:39
2.2 – O batismo com o Espírito Santo como uma experiência pós-conversão
Para muitos, o batismo com o Espírito Santo é uma experiência que acontece algum tempo após a conversão, podendo também acontecer no ato da conversão. Essa experiência é chamada por este grupo de Segunda Experiência da Salvação. Para este grupo, o batismo acontece conforme a ilustração a seguir.
Argumento 1:
Em Atos 1.4,5 encontramos “4 E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. 5 Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.”
Argumento 2:
Em Atos 2.1-13 encontramos os crentes tornando-se “cheios do Espírito”.
Argumento 3:
Em Atos 8.12-17, encontramos os ouvintes de Samaria aceitando a Palavra pregada por Filipe. Se tornaram crentes salvos, foram batizados com água (VV 12,13). Porém só receberam o batismo com o Espírito Santo quando os apóstolos impuseram as mãos (VV 14-17).
Argumento 4:
Em Atos 19.3-7 encontramos outra prova que as pessoas, mesmo crentes, precisavam do batismo com o Espírito Santo.
Observação: No grupo daqueles que afirmam ser o batismo com o Espírito Santo uma experiência pós-conversão, há uma divisão: 1) Os que defendem que somente é batizado com o Espírito Santo aqueles que falam em línguas. 2) Os que afirmam que não é preciso falar em línguas para confirmar que houve o batismo com o Espírito Santo. O segundo grupo mostra que: a) Variedades de línguas é um dom. Sendo um dom do Espírito, nem todos têm. Se todos tiverem, deixa de ser um dom. b) Há textos que mostram com clareza que nem todos os que são batizados com o Espírito Santo falam em línguas.
CONCLUSÃO
As duas correntes doutrinárias, citadas acima, usam muitos outros argumentos, bíblicos ou lógicos, para defenderem seus pontos de vista.
Uma coisa é certa: todo nascido de novo tem o Espírito Santo, pois, é pelo Espírito Santo que somos regenerados.