O Pr. Gilson Soares dos Santos é casado com a Missionária Selma Santos, tendo três filhos: Micaelle, Álef e Michelle. É servo do Senhor Jesus Cristo, chamado com santa vocação. Bacharel em Teologia pelo STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional), Campina Grande/PB; Graduado em Filosofia pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba); Pós-Graduando em Teologia Bíblica pelo CPAJ/Mackenzie (Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper). Professor de Filosofia e Teologia Sistemática no STEC. Professor de Teologia Sistemática no STEMES, em Campina Grande - Paraíba. Pastor do Quadro de Ministros da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB). Pastoreou a Igreja Evangélica Congregacional de Cuité/PB, durante 15 anos (1993-2008). Atualmente é Pastor Titular da Igreja Evangélica Congregacional em Areia - Paraíba.

15 de abril de 2012

A Ordo Salutis (Ordem da Salvação) no Conceito Reformado Calvinista


Rev. Gilson Soares dos Santos

     A salvação tem uma ordem? Melhor dizendo, para que alguém chegue à salvação existe um caminho a ser trilhado? Ou será que não há regras nem ordem para se chegar à salvação? Uma coisa sabemos: fora de Cristo não há salvação, porém a ordem para se chegar à salvação, ou seja, a ordo salutis, estudaremos agora, vendo o entendimento das diversas correntes teológicas a respeito do assunto.

I – DEFININDO O TERMO

     Primeiro, vamos definir este termo dentro da teologia:

1.1 – Ordo salutis: É o processo pelo qual a obra da salvação é concretizada nos corações e vida dos pecadores.

1.2 – O criador do termo: O termo “ordo salutis” ou “ordem da salvação” foi criado por Jacob Karpov (teologia luterano) em 1737.

II - A ORDO SALUTIS NO CONCEITO REFORMADO (CALVINISTA)

Para Calvino, e a grande maioria dos reformadores, a ordem da salvação é a seguinte:

a)     Vocação: É o chamado de Deus como ato da sua bondade. Este chamado, para os calvinistas, pode ser GERAL (através da revelação geral) e VERBAL (através da Palavra de Deus)

b)    Regeneração: Que é a transformação instantânea da natureza do homem. Dando ao homem condições de crê para a conversão. Para os calvinistas, uma pessoa não regenerada não tem capacidade de crer e se converter.

c)     Fé e Conversão: Para o calvinismo essa fé parte de Deus. O homem por si só, não regenerado, não pode crer em Deus.

d)    Justificação: Depois que o pecador crê para a salvação ele é justificado, com base na obra meritória de Cristo, e é absolvido da sua culpa.

e)     Adoção: O pecador torna-se filho de Deus por adoção. É uma declaração divina.

f)     Santificação: É a operação do Espírito Santo pela qual Ele liberta progressivamente o pecador justificado da corrupção do pecado, restaurando sua natureza.

g)    Perseverança: Deus que escolheu e predestinou certos indivíduos para a salvação, certamente os fará permanecer. Na concepção calvinista, o crente nunca perde a salvação.

h)     Glorificação: É o ápice da ordem da salvação.


     Querido (a) leitor (a), depois postaremos a ordem da salvação no conceito católico.