Rev. Gilson Soares dos Santos
A salvação tem uma ordem? Melhor dizendo, para que alguém chegue à salvação existe um caminho a ser trilhado? Ou será que não há regras nem ordem para se chegar à salvação? Uma coisa sabemos: fora de Cristo não há salvação, porém a ordem para se chegar à salvação, ou seja, a ordo salutis, estudaremos agora, vendo o entendimento das diversas correntes teológicas a respeito do assunto.
Primeiro, vamos definir este termo dentro da teologia:
1.1 – Ordo salutis: É o processo pelo qual a obra da salvação é concretizada nos corações e vida dos pecadores.
1.2 – O criador do termo: O termo “ordo salutis” ou “ordem da salvação” foi criado por Jacob Karpov (teologia luterano) em 1737.
II - A ORDO SALUTIS (ORDEM DA SALVAÇÃO) SEGUNDO O CONCEITO ARMINIANO
Para a linha arminiana, a ordem da salvação obedece os seguintes passos:
a) Vocação: É a chamada geral. Deus chama a todos e deseja a todos salvar.
b) Fé e Conversão: Para os arminianos, parte do próprio homem. O homem pecador, na sua natureza velha, pode, segundo os arminianos, crer e se converter. Para eles, a fé e a conversão vêm antes da regeneração. A fé, nesse sentido, é um ato humano, gerado pela própria pessoa. Para eles, a fé é a causa básica da salvação é a condição estabelecida por Deus para que o homem possa ser salvo e isto parte do próprio homem.
c) Justificação: Depois que o homem crê, pela fé, ele é justificado.
d) Adoção: Agora, Deus o adota como filho.
e) Perseverança: Depende de cada um. Segundo os arminianos, o homem tem livre arbítrio para permanecer firme ou cair da graça. É como a santificação. Cada um santifique-se a si mesmo, segundo seu livre arbítrio.
f) Glorificação: É a eternidade com Cristo.
OBSERVAÇÃO: Na próxima postagem, colocaremos aqui o pensamento dos diversos teólogos sobre a ordem da salvação.