QUAL A DIFERENÇA ENTRE “LOGOS” E “RHEMA”?
Pr.
Gilson Soares dos Santos
Os “profetas” da Teologia da Prosperidade
ensinam que há uma enorme diferença entre “Logos” e “Rhema”. Eles têm ensinado
que “Logos” é a palavra dita de Deus, e “Rhema” é a palavra dizente de Deus.
Será que é isso mesmo?
Postamos a seguir um pequeno comentário do
Dr. Paulo Romeiro sobre “Logos” e “Rhema”, extraído do seu livro SUPERCRENTES,
publicado pela Editora Mundo Cristão. Veja o que escreve Romeiro:
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Há dois termos na língua grega para o vocábulo ''palavra":
logos e rhema. Os pregadores da confissão positiva estão sempre fazendo um grande
alarde sobre uma suposta distinção entre estas duas palavras. Entretanto, há
pouca diferença entre estes dois termos no grego original. Seria como
"enorme" e "imenso" no português. Michael Horton esclarece:
Os
ensinadores da fé inventavam uma falsa distinção de significado entre essas
duas palavras gregas. Rhema, dizem eles,
é a ''palavra'' que os crentes usam para “decretar” ou "declarar" a
fim de trazer prosperidade ou cura para esta dimensão. É o
"abracadabra". Depois vem logos, ou "a palavra de
revelação" que é a palavra mística, direta, que Deus fala aos iniciados. O
termo pode-se referir também à Bíblia, mas é geralmente empregado no contexto
de sonhos, visões e comunicações particulares entre Deus e seu
"agente". Assim, quando alguém lê uma referência na literatura do
pregador da fé à "Palavra de Deus", ou "agir sobre a
Palavra" e outras, o autor não está mais se referindo à Palavra de Deus
escrita, a Bíblia, mas, sim, ao seu próprio "decreto" (rhema) ou uma
palavra pessoal de Deus para ele (logos).
Conversando no início de 1991 com o Dr. Russell Shedd (uma das maiores
autoridades em Novo Testamento, do Brasil) sobre este assunto, ele comentou que
o apóstolo Pedro não fez distinção entre estes dois termos quando escreveu 1
Pedro 1:23-25:
v. 23: pois fostes regenerados, não de semente corruptível, mas de incorruptível,
mediante a palavra (logos) de Deus, a qual vive e é permanente.
v. 24: Pois
toda a carne é como a erva, e toda a sua glória como a flor da erva; seca-se a
erva, e cai a sua flor;
v. 25: a palavra (rhema) do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra
(rhema) que vos foi evangelizada.
Esta passagem é uma citação de Isaías 40:6-8. Na Septuaginta, a versão
grega do Antigo Testamento, o termo grego para "palavra", no versículo
8, é (rhema), ficando assim confirmada a despreocupação de Pedro em usar tanto
um termo quanto o outro como sinônimos.
(ROMEIRO, Paulo. Super Crentes. 6.ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1996. p. 28-29.)