O QUE É NASCER DA ÁGUA E DO ESPÍRITO? ELES RESPONDEM
Pr.
Gilson Soares dos Santos
Nosso
Senhor Jesus Cristo, conversando com um dos principais dos judeus, Nicodemos,
diz-lhe: “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito
não pode entrar no reino de Deus” (Jo 3.5). Erroneamente, tem gente pregando
que essa expressão de Jesus quer dizer que o homem tem que ser batizado com
água e ser batizado com o Espírito Santo para ser salvo. Será que é isso que
Jesus quis dizer?
Separei
respostas de teólogos e pregadores sobre essa afirmação de Jesus. Coloquei em
forma de pergunta (feita por mim) e respostas (retiradas dos escritos dos
teólogos e pregadores). Então vamos aprender.
PR.
GILSON: O
que significa “nascer da água e do Espírito”, conforme a afirmação de Jesus em
João 3.5?
JOHN
MACARTHUR: Jesus
não se refere aqui à água literal, mas à necessidade de “purificação” (p. ex.,
Ez 36.24-27). No Antigo Testamento, quando a água é usada de maneira figurada,
isso geralmente se refere à renovação ou purificação espiritual, especialmente
quando usada em conjunto com “espírito” (Nm 19.17-19; Sl 51.9,10; Is 32.15;
44.3-5; Jr 2.13; Jl 2.28,29). Portanto, Jesus fez referência à lavagem
espiritual ou purificação da alma realizada pelo Espírito Santo por meio da
Palavra de Deus no momento da salvação (cf. Ef 5.26; Tt 3.5), requerida para
pertencer ao reino. (1)
PR.
GILSON: O
que significa “nascer da água e do Espírito”, conforme a afirmação de Jesus em
João 3.5?
COMENTADORES
DA BÍBLIA DE ESTUDO GENEBRA: Alguns entendem que a “água” é a liberação do
fluído que acompanha o nascimento físico, mas considerações linguísticas
apontam para o entendimento de que “água” e “Espírito” se referem a um único
nascimento espiritual. Muitos intérpretes entendem “água”, aqui, como água do
batismo, mas uma tal referência – antes que o batismo cristão fosse instituído
– teria sido sem sentido para Nicodemos. Outros acham que é uma referência ao
batismo de João, mas Jesus, em parte alguma, faz do batismo de João uma
exigência para a salvação. A afirmação se refere, provavelmente, a passagens do
Antigo testamento nas quais “água” e “espírito” estão ligados para expressar o
derramamento do Espírito de Deus no fim dos tempos (Is 32.’5; 44.3; Ez
36.25-27). A presença de uma imagem tão rica do Antigo testamento serve de
fundo à reprovação que Jesus faz a Nicodemos (v. 10); como “mestre em Israel”,
ele deveria ter entendido. (2)
PR.
GILSON: O
que significa “nascer da água e do Espírito”, conforme a afirmação de Jesus em
João 3.5?
COLABORADORES
DO COMENTÁRIO BÍBLICO AFRICANO: Existe um debate sobre o significado dessa
frase, mas Jesus está provavelmente se referindo ao batismo em água ministrado
por João Batista e ao batismo com o Espírito Santo. O batismo de João era um
batismo de arrependimento. Ele convidava o povo a abandonar os antigos caminhos
e se preparar para a vinda de Jesus (Lc 3.7-14). O batismo de Jesus com o
Espírito Santo (1.33) resultaria numa renovação do caráter e concederia ao
batizado forças para seguir em frente como membro da família de Deus. (3)
PR.
GILSON: O
que significa “nascer da água e do Espírito”, conforme a afirmação de Jesus em
João 3.5?
NORMAN
GEISLER:
Esta passagem é apresentada como prova de que o batismo é uma condição
necessária à salvação. Há várias razões para rejeitarmos esta interpretação.
Primeiro, a palavra batismo não está aqui incluída, e a expressão “nascer da
água” não é utilizada para se referir ao batismo em nenhuma outra parte do Novo
testamento. Segundo, este ponto de vista é contrário ao contexto imediato e, na
verdade, ao contexto maior do evangelho de João. Como temos visto, repetidas
vezes, somente a fé é mencionada, no evangelho de João, como condição para a
salvação (cf. 3.16; 18.36; 5.24; 20.31). Se o batismo fizer parte daquilo que é
necessário para a salvação, então o evangelho inteiro de João erra na sua
apresentação do plano divino de salvação. Terceiro, considerar João 3.5 como
uma referência à necessidade soteriológica do batismo vai de encontro ao
restante do Novo testamento, e a Palavra de Deus não se contraria a si mesma. Quarto,
existem outras maneiras possíveis
de se interpretar João 3.5 que não envolvem o batismo como algo necessário para
se receber a vida eterna. (1) “Nascer da água” pode se referir a água
do útero (o líquido amniótico), ou
ao nascimento físico. Isto se encaixa com o contexto, uma vez que Jesus acabara
de dizer que o nascimento físico de uma pessoa é insuficiente para esta receber
a vida eterna. É necessário termos também um nascimento espiritual. (2) “Nascer
da água” pode se referir a água da Palavra (cf. Ef 5.25). Significa que, somente podemos nos salvar por intermédio
do poder transformador da Palavra de Deus (cf. 1 Pe 1.23). Ou, (3) como Jesus
esta conversando com um líder judeu, logo depois de João Batista ter anunciado
que o seu batismo era insuficiente para conceder o Reino (mas que o Cristo
batizaria com o Espírito [Jo 1.33]), o “nascer da água” pode se referir ao batismo de João anteriormente mencionado (1.26). Isto se encaixa com a mensagem de João, que
dizia as pessoas: “Arrependei-vos, porque e chegado o Reino dos céus” (Mt 3.2)
e que de outro modo Nicodemos não “veria” a chegada visível do Reino (cf. Mt
19.28; 24.30). Seja como for, não ha motivo para entendermos esta passagem como
base para o ensino de que o batismo nas águas e necessário para a salvação. (4)
PR.
GILSON: O
que significa “nascer da água e do Espírito”, conforme a afirmação de Jesus em
João 3.5?
WAYNE
GRUDEM: Quando
Jesus fala de “nascer da água” aqui, a interpretação mais provável disso é que
ele esteja referindo-se à purificação
espiritual do pecado, que o profeta Ezequiel profetizou quando disse:
“Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as
vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. Dar-vos-ei
coração novo e porei dentro de vós espírito novo” (Ez 36.25,26). Aqui a água
simboliza purificação espiritual do pecado, exatamente como coração novo e
espírito novo falam da nova vida espiritual que Deus dá. Ezequiel está
profetizando que Deus dará uma purificação interna da poluição do pecado no
coração, ao mesmo tempo que desperta a nova vida espiritual interior do seu
povo. O fato de essas duas ideias
estarem intimamente relacionadas nessa conhecida profecia de Ezequiel, ao lado
do fato de que Jesus pressupõe que Nicodemos deveria ter entendido esta verdade
(“Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas?”) (Jo 3.10), junto com
o fato de que Jesus está falando sobre assuntos completa e intensamente
espirituais, tudo isso dá a entender que este é o mais provável entendimento da
passagem. (5)
PR.
GILSON: “Nascer
da água” pode significar o nascimento físico?
WAYNE
GRUDEM: Outra
sugestão é que “nascer da água” refere-se ao nascimento físico e à “água” (ou
líquido amniótico) que o acompanha, mas dificilmente seria necessário que Jesus
especificasse que alguém tem de nascer dessa forma quando ele está falando de
nascimento espiritual, e é questionável supor que os judeus do primeiro século
tampouco teriam entendido a frase dessa forma. (6)
PR.
GILSON: “Nascer
da água” pode significar água do batismo?
WAYNE
GRUDEM: Outra
interpretação é que Jesus está se referindo aqui à água do batismo, mas batismo
ou qualquer outra cerimônia semelhante não está em discussão nessa passagem (e
seria anacrônico se Jesus estivesse falando do batismo cristão aqui, visto que
ele não veio antes do pentecostes); ademais, isso faria Jesus ensinar que o ato
físico do batismo é necessário para a salvação, algo que estaria contrariando a
ênfase do Novo Testamento na salvação pela fé somente e que, se fosse
verdadeiro, certamente seria encontrado em forma de ensino muito mais explícito
em outras passagens do Novo Testamento que tratam claramente sobre o batismo.
(7)
PARA
CONSULTA BIBLIOGRÁFICA
(1) Bíblia de Estudo MacArthur. (Sociedade
Bíblica do Brasil)
(2) Bíblia de Estudo Genebra. (Editora
Cultura Cristã)
(3) Comentário Bíblico Africano. (Editora
Mundo Cristão)
(4) Teologia Sistemática, Vol. 2, Norman
Geisler. (CPAD)
(5) Teologia Sistemática: Atual e Exaustiva,
Wayne Grudem. (Vida Nova)
(6) Ibidem.
(7) Ibidem.