Rev. Gilson Soares dos Santos
TEXTO BÍBLICO: Dt 28.1-14; 28.15-45
INTRODUÇÃO
Temos
diante de nós um capítulo, dividido em duas partes.
A - Na
primeira encontramos as bênçãos de Deus decorrentes da obediência.
B – Na
segunda encontramos os castigos de Deus decorrentes da desobediência.
É certo que a Bíblia está recheada de
bênçãos para os crentes, ou seja, para aqueles que obedecem aos mandamentos do
Senhor.
A – O
Salmo 84.11 diz que “o SENHOR dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que
andam retamente.”
B – É
certo que a Bíblia diz que “o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de
suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.” (Fp 4.19).
NOSSAS QUESTÕES
A – Se
uma pessoa não for rica, é sinal que ela desobedeceu e está debaixo de
maldição?
B – Todo
pobre está debaixo de maldição?
C – Todo
rico é porque é obediente?
O que pregam os adeptos da Teologia da
Prosperidade:
A - Os
pregadores da “Teologia da Prosperidade” e da “Confissão Positiva” afirmam que
“A prosperidade financeira é uma das marcas da fidelidade de um cristão a
Deus”.
B - E
ainda afirmam: “As pessoas que vivem na pobreza, vivem em pecado. São pobres
porque são infiéis e estão sob maldição”.
Vamos fazer uma análise séria e cristã
sobre essa questão.
PROPOSIÇÃO:
VEJAMOS PROVAS BÍBLICAS DE QUE A POBREZA NÃO É SINAL DE MALDIÇÃO:
01 - Deus
disse que sempre haveria pobres na terra (Dt 15.11); Jesus disse que sempre
habitaríamos com os pobres (Mc 14.7); O ministério de Paulo incluía os pobres
(Gl 2.10).
1.1
– Vejamos o Texto de Dt 15.11:
11 “Pois
nunca deixará de haver pobres na terra; por isso, eu te ordeno: livremente,
abrirás a mão para o teu irmão, para o necessitado, para o pobre na tua terra.”
A – Veja que o Senhor diz que nunca deixará de haver pobres na
terra.
B – Veja que o Senhor não está falando de incrédulos, mas de
irmãos. Ele se dirigia aos filhos de Israel, o povo de Deus.
C – Ele diz que os que estivessem sendo abençoados, abençoassem os
outros com seus bens.
1.2
– Vejamos o texto de Mc 14.7:
7 Porque os pobres, sempre os tendes convosco
e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem, mas a mim nem sempre me tendes.
A – Jesus deixa bem claro que sempre teríamos os pobres conosco.
B – Ele está se dirigindo aos discípulos. Mostrando que no meio
deles existiriam pobres.
1.3
– Vejamos o texto de Gl 1.9,10
9 e, quando conheceram a graça que me foi dada,
Tiago, Cefas e João, que eram reputados colunas, me estenderam, a mim e a
Barnabé, a destra de comunhão, a fim de que nós fôssemos para os gentios, e
eles, para a circuncisão;
10 recomendando-nos somente que nos lembrássemos
dos pobres, o que também me esforcei por fazer.
A – Veja que o ministério de Paulo incluía os pobres.
B – Ele disse que procurou fazer isso com esforço.
C – O texto não diz que Paulo deveria dizer aos pobres que sua
pobreza era maldição.
02 - Os
pais de Jesus eram pobres. Quando Jesus foi apresentado no templo, seus pais
levaram oferta de pobre (Lc 2.24 compare com Lv 12.8).
2.1 – Vejamos o texto de Lv 12.8
8 Mas, se
as suas posses não bastarem para um cordeiro, então tomará duas rolas, ou dois
pombinhos: um para o holocausto e outro para a oferta pelo pecado; assim o
sacerdote fará expiação por ela, e ela será limpa.
A – De acordo com a lei, quando alguém era pobre e não podia levar
um cordeiro para o holocausto, o que eles levavam? Duas rolinhas ou dois
pombinhos.
B – Veja que mesmo entre os crentes, o povo de Deus, havia pobres.
2.2 – Agora vejamos o texto de Lc 2.22-24
22 Passados os dias da purificação deles segundo a Lei de Moisés,
levaram-no a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor, 23 conforme o que está escrito na Lei do
Senhor: Todo primogênito ao Senhor será consagrado; 24 e para oferecer um sacrifício, segundo o
que está escrito na referida Lei: Um par de rolas ou dois pombinhos.
A – Veja que, pelo texto, entendemos que os pais de Jesus eram
pobres, pois não puderam levar um cordeiro para o holocausto.
B - Se pobreza fosse sinônimo de maldição a “Bem-aventurada entre
as mulheres” seria uma amaldiçoada, porque era pobre. Mas, na verdade, Jesus e
seus pais eram abençoados e abençoadores.
03 -
Jesus não tinha dinheiro. Quando foi interrogado se era lícito pagar tributo,
Jesus não tendo moeda pediu-a de alguém (Mc 12.14-16). O próprio Jesus afirmou
que não tinha onde reclinar a cabeça (Lc 9.58). Até para pagar imposto Jesus
não tendo dinheiro pediu que Pedro fosse pescar (Mt 17.24-27).
3.1 – Vejamos o texto de Mc 12.14-16
12
Procuravam então prendê-lo, mas temeram a multidão, pois perceberam que contra
eles proferira essa parábola; e, deixando-o, se retiraram. 13 Enviaram-lhe então
alguns dos fariseus e dos herodianos, para que o apanhassem em alguma palavra. 14 Aproximando-se, pois,
disseram-lhe: Mestre, sabemos que és verdadeiro, e de ninguém se te dá; porque
não olhas à aparência dos homens, mas ensinas segundo a verdade o caminho de
Deus; é lícito dar tributo a César, ou não? Daremos, ou não daremos? 15 Mas Jesus, percebendo
a hipocrisia deles, respondeu-lhes: Por que me experimentais? trazei-me um
denário para que eu o veja. 16
E eles lho trouxeram. Perguntou-lhes Jesus: De quem é esta imagem e inscrição?
Responderam-lhe: De César.
A – Esse texto claramente mostra que Jesus
não possuía dinheiro, pois se ele precisou pedir uma moeda. Ora, se ele tivesse
algum dinheiro, apenas mostraria a moeda, não pediria a alguém.
3.2 – Vejamos o texto de Lc 9.58
58
Respondeu-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o
Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.
A – Nesse texto, Jesus mostra que não tinha
nem onde reclinar a cabeça. Jesus estava em pecado? Claro que não. A bíblia diz
que ele nunca pecou nem em sua boca se achou engano.
3.3 – Vejamos o texto de Mt 17.24-27
24 Tendo
eles chegado a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as didracmas,
e lhe perguntaram: O vosso mestre não paga as didracmas? 25 Disse ele: Sim. Ao
entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, perguntando: Que te parece,
Simão? De quem cobram os reis da terra imposto ou tributo? dos seus filhos, ou
dos alheios? 26
Quando ele respondeu: Dos alheios, disse-lhe Jesus: Logo, são isentos os
filhos. 27 Mas,
para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro
peixe que subir e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-lho
por mim e por ti.
A – Chegaram e interrogaram porque Jesus não
paga impostos.
B – Veja que Jesus não tinha dinheiro ali no
momento para pagar.
C – o que fez ele? Ordenou que Pedro fosse
pescar. Pescaria um peixe, nele encontraria o suficiente para pagar o imposto
dele e de Jesus.
04 - O
transporte de Jesus foi o mais pobre possível: um jumentinho, e era emprestado
(Mt 21.1-3)
4.1 – Vejamos o texto de Mt 21.1-3
1 Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram
a Betfagé, ao monte das Oliveiras, enviou Jesus dois discípulos, dizendo-lhes: 2 Ide à aldeia que aí está diante de vós e logo
achareis presa uma jumenta e, com ela, um jumentinho. Desprendei-a e trazei-mos.
3 E, se alguém vos disser alguma coisa,
respondei-lhe que o Senhor precisa deles. E logo os enviará.
A – O transporte de Jesus não era o
transporte dos ricos da época, mas apenas um jumentinho. E era emprestado.
B – Jesus não estava em pecado, nem era
amaldiçoado.
05 -
Pedro e João andavam “lisos” (Atos 3.1-8.)
5.1 – Vejamos o texto de At 3.1-8.
1 Pedro
e João subiam ao templo à hora da oração, a nona. 2 E, era carregado um homem, coxo de nascença, o
qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir
esmolas aos que entravam. 3
Ora, vendo ele a Pedro e João, que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem
uma esmola. 4 E
Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. 5 E ele os olhava
atentamente, esperando receber deles alguma coisa. 6
Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em
nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda. 7 Nisso, tomando-o pela mão direita, o levantou;
imediatamente os seus pés e artelhos se firmaram 8 e, dando ele um salto, pôs-se em pé. Começou a
andar e entrou com eles no templo, andando, saltando e louvando a Deus.
A – Os discípulos não tinham dinheiro.
B - Apesar de serem homens sem dinheiro não
eram amaldiçoados, pois se fossem, o paralítico não teria andado.
06 - Os
pregadores da “Confissão Positiva” e da “Teologia da Prosperidade” dizem que
pobreza é falta de fé. A Bíblia mostra que você pode ser um crente de fé, e, no
entanto, ser pobre.
6.1 - Veja a “Galeria dos Heróis da Bíblia”
em Hebreus 11. Até o versículo 35, mostra homens de fé que eram ricos e bem
sucedidos. Mas, a partir do verso 35, mostra homens de fé que eram pobres e
sofredores.
CONCLUSÃO
No meio do povo de Deus sempre haverá:
A –
Pessoas abastadas, com muita riqueza.
B –
Pessoas que terão o suficiente para viver muito bem.
C –
Pessoas que terão com abundância, mas não serão ricas.
D –
Pessoas pobres.
E –
Pessoas que terão suas necessidades supridas (Fp 4.19).
F –
Deus provê o necessário para seu povo, não ande ansioso por coisa alguma (Lc
12.22-32)
O que não haverá no meio do povo de Deus:
A –
Justo que mendigue pão (Sl 37.25)
"Fui
moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua
descendência a mendigar o pão."
No meio do povo de Deus haverá aqueles que estarão sendo provados, como
aconteceu com Jó.
Mas em todas coisas SOMOS MAIS QUE
VENCEDORES.