I – CONSIDERAÇÕES
PRELIMINARES SOBRE ÉTICA CRISTÃ
Pr. Gilson Soares dos Santos
1 – Definindo os termos: Ética e Ética Cristã
Comecemos
com definições de Ética:
Elinaldo Renovato de Lima, em seu
livro “Ética Cristã: Confrontando as
questões morais de nosso tempo”, define Ética da seguinte maneira:
“A palavra ética vem do grego, ethos, que
significa costume, disposição, hábito. No latim, vem de mos (mores), com
o sentido de vontade, costume, uso, regra. [..] A Ética integra os seis
sistemas tradicionais da Filosofia, ao lado da Política, da Lógica, da
Gnosiologia, da Estética e da Metafísica.”.
Por sua vez, Alderi Souza de Matos,
em seu artigo “As bases bíblicas da Ética
Cristã”, postado no site da Mackenzie, apresenta o seguinte conceito de
Ética:
“A palavra “ética” vem do grego ethos e
se refere aos costumes ou práticas que são aprovados por uma cultura. A ética é
a ciência da moral ou dos valores e tem a ver com as normas sob as quais o
indivíduo e a sociedade vivem. Essas normas podem variar grandemente de uma
cultura para outra e dependem da fonte de autoridade que lhes serve de
fundamento.”.
No Livro “Filosofia e Cosmovisão Cristã” J. P.
Moreland e William Lane Craig, ao falar sobre uma definição para Ética, nos
apresenta o seguinte:
“A ética pode ser entendida como o
estudo filosófico da moralidade, a qual se ocupa com nossas crenças e
avaliações sobre motivação, atitude, caráter e conduta, e se isto está certo ou
errado. Quando um eticista estuda a moralidade, certos conceitos de valor estão
em foco: “certo”, “errado”, “bom”, “mau”, “dever”, “obrigação”, “virtuoso”,
“censurável” e assim por diante”.
O ”Compêndio de Filosofia”, organizado por Nicholas Bunnin e
Tsui-James, traz um capítulo inteiro tratando sobre Ética, e nele conceitua
Ética da maneira como transcrevemos a seguir:
“A ética examina a natureza dos valores
morais e a possibilidade de justificar seu uso na apreciação e na orientação de
nossas ações, nossa vida e nossas instituições comuns. De maneiras radicalmente
diferentes, os filósofos, de Sócrates a Wittgenstein, descobriram na ética uma
fonte de profundidade reflexiva filosófica. As virtudes, os princípios e as consequências
para o bem estar humano foram propostos como foco mais importante da
compreensão ética.”.
Todos os conceitos
acima tratam de explicar o que é Ética em seu contexto mais abrangente. É claro
que as definições que colocamos aqui estão resumidas, pois sabemos que as obras
supracitadas são mais abrangentes no propósito de explicitar o que vem a ser
essa disciplina chamada Ética, que é uma ciência normativa que permeia todos os
aspectos de nossas vidas, pois, queiramos ou não, todos os dias nos deparamos
com julgamentos éticos.
Agora vejamos a definição para Ética Cristã:
Comecemos com a
explicação de Alderi Souza de Matos sobre Ética Cristã.
“A ética cristã tem elementos
distintivos em relação a outros sistemas. O teólogo Emil Brunner declarou que a
ética cristã é a ciência da conduta humana que se determina pela conduta
divina. Os fundamentos da ética cristã encontram-se nas Escrituras do Antigo e
do Novo Testamento, entendidas como a revelação especial de Deus aos seres humanos.”
Elinaldo Renovato
entende Ética Cristã da seguinte maneira:
“Pode ser entendida como um conjunto de
regras de conduta, aceitas pelos cristãos, tendo por fundamento a Palavra de
Deus. [...] o certo e o errado devem ter como base a Bíblia Sagrada, considerada
como regra de fé e prática”.
Encontramos no site da
Mackenzie, um artigo sobre “Os valores da
ética”, o qual traz o seguinte entendimento de Ética Cristã:
“A ética
cristã, portanto, é o conjunto de valores morais baseados nas Escrituras Sagradas,
pelo qual o homem deve regular sua conduta nesse mundo, diante de Deus, do
próximo e de si mesmo.”
Anda dentro das definições preliminares da Ética Cristã,
recorremos à formulação que Werner Wiese apresenta sobre Ética Cristã:
“A ética cristã se preocupa com as mesmas questões que a
ética social: a preservação da vida, a postura do ser humano diante das leis
que regem os Estados, etc. Contudo, a ética cristã (que é para os cristãos) vai
além, pois olha para a criação e a sociedade a partir dos valores
bíblico-teológicos, procurando colocar esse saber em prática no dia a dia. O
crente em Jesus Cristo, como o ser humano que tem dupla cidadania, tem dupla
tarefa: conservar e “salvar” a criação!”
2 – A Importância e os
valores da Ética Cristã
Conforme
argumenta Alderi Souza de Matos:
“A ética é importante para a vida diária
do cristão. A cada momento precisamos tomar decisões que afetam a outros e a
nós mesmos. A ética cristã ajuda as pessoas a encarar seus valores e deveres de
uma perspectiva correta, a perspectiva de Deus. Ela mostra ao ser humano o
quanto está distante dos alvos de Deus para a sua vida, mas o ajuda a progredir
em direção esse ideal.”.
Jorge Max da Silva,
tratando sobre “A centralidade da ética
na vida cristã”, assim expressa:
“Há em nosso país um verdadeiro clamor
pela ética, e as mais diversas campanhas lideradas por inúmeras instituições
revelam o ponto de saturação a qual a sociedade chegou, principalmente em
relação à corrupção em todas as áreas e esferas dos três poderes que dirigem o
Estado e a nação brasileira. No entanto é notório que os mesmos cidadãos e a
mesma sociedade que reivindicam valores morais dignos para o uso do poder, em
suas vidas particulares também não abrem mão da convicção de que os fins justificam
os meios. Isso significa que o dia a dia da vida revela que a mentira, a
trapaça, a traição, a ganância, etc. estão incrustadas no caráter e conduta dos
homens, desmoralizando assim muitos dos que levantam a bandeira da moral e da
ética nas instâncias superiores, onde não podem locupletar-se, pois, se
pudessem, fariam exatamente o mesmo. [...] Diante do caos moral no qual nossa
sociedade e instituições estão mergulhadas, a igreja de Jesus Cristo deveria
ser vista como a única moral e eticamente capaz de cumprir o papel profético de
denúncia do pecado e de evangelização da nação. [...] Sem boa doutrina não há
boa moral. É preciso resgatar o padrão bíblico que une teologia e ética,
doutrina e moral, fé e conduta, pois o que Deus uniu o homem jamais deve
separar. [...] É mais do que urgente mostrar que somente a sã doutrina, aquela
que é de fato salutar, pode produzir uma vida cristã moralmente sadia e digna
do Senhor. Logo, enfatizar a doutrina e suas implicações morais é dever de
todos aqueles que ministram a Palavra de Deus ao Seu povo”..
A Ética Cristã é de
grande importância e deve estar, perfeitamente, relacionada à doutrina bíblica.
Ética Cristã é sinônimo de vida cristã, sendo assim, a dobradinha doutrina e
vida cristã é de grande importância.
3 – Diferença entre Ética e
Moral
Ética e
Moral são palavras que, na atualidade, são usadas de maneira intercambiáveis,
ou seja, as pessoas acabam trocando uma pela outra. R. C. Sproul, em seu livro “Como devo viver neste mundo”, nos traz
uma iluminação sobre o assunto. Vejamos o que ele escreve:
O fato de que as duas palavras se tornaram quase
sinônimos é um sinal da confusão que permeia o cenário ético moderno.
Historicamente, as duas palavras tinham significados bem distintos. Ética vem
do termo grego ethos, derivado de uma raiz que significa “estábulo”. E
transmitia o sentido de um lugar de habitação, um lugar de estabilidade e
permanência. Por outro lado. moralidade vem da palavra mores, que
descreve padrões comportamentais de uma sociedade.
Segundo Sproul, Ética e
Moral são duas ciências diferentes. Vejamos como ele continua explanando as
diferenças entre ambas:
Ética é uma ciência normativa, que investiga os
principais fundamentos que prescrevem obrigações ou “deveres”. Ela se preocupa
primariamente com o imperativo e as premissas filosóficas nas quais os
imperativos se alicerçam. Moralidade é uma ciência descritiva, que se preocupa
com “o que alguém é”. A ética define o que as pessoas devem fazer. A moral
descreve o que as pessoas realmente fazem.
Fica bem definido nas
palavras de Sproul que “a ética define o que as pessoas devem fazer. A moral
descreve o que as pessoas realmente fazem”.
LIMA, Elinaldo
Renovato de. Ética Cristã: Confrontando
as Questões Morais do Nosso Tempo. Rio de Janeiro: CPAD. 2006. p.7.
MORELAND, J. P. CRAIG, William Lane. Filosofia e Cosmovisão Cristã. São Paulo: Vida
Nova. 2012. p.483.
BUNNIN,
Nicholas. TSUI-JAMES, E. P. (org.) Compêndio
de Filosofia. São Paulo: Loyola. 2002. p.197.
LIMA, Elinaldo
Renovato de. Ética Cristã: Confrontando
as Questões Morais do Nosso Tempo. Rio de Janeiro: CPAD. 2006. p.7.
WIESE, Werner.
Ética fundamental: critérios para crer e
agir. São Bento do Sul: União Cristã. 2008. p.29.