É PECADO O HOMEM USAR CABELOS COMPRIDOS? ELES RESPONDEM
Pr.
Gilson Soares dos Santos
Em I Coríntios 11.14 encontramos a seguinte
pergunta retórica do apóstolo Paulo:
“Ou não vos ensina a própria natureza ser desonroso para
o homem usar cabelo comprido?” (ARA)
“Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o
varão ter cabelos crescidos?” (ARC)
“A própria natureza das coisas não lhes ensina que é uma
desonra para o homem ter cabelo comprido?” (NVI)
“Pois a própria natureza ensina que o cabelo comprido é
uma desonra para o homem” (NTLH).
Tal versículo suscita a pergunta: é pecado o
homem usar cabelo comprido? Resolvi fazer essa pergunta a diversos teólogos e
intérpretes dos textos bíblicos. Não os encontrei pessoalmente, é claro. A pergunta
foi feita e as respostas são procedentes das obras publicadas por estes homens.
No rodapé coloquei as referências a fim de que você também, querido (a) leitor
(a), possa consultar.
Vamos aprender com as respostas deles.
I_ PERGUNTA FEITA A JOHN MACARTHUR JR.
Pr.
Gilson Soares:
Segundo o texto de I Coríntios 11.14, é pecado o homem usar cabelos compridos?
Pois o apóstolo usa o termo “natureza”. O que isto quer dizer?
John MacArthur: O termo pode transmitir a ideia de uma consciência
humana básica, isto é, de um senso inato daquilo que é normal e certo. O
hormônio masculino, a testosterona, apressa a perda de cabelo nos homens. O
estrogênio faz que o cabelo da mulher cresça mais e durante mais tempo.
Raramente a mulher é calva, não importa qual seja sua idade. Isto se reflete
psicologicamente, na maioria das culturas, no costume de cabelos mais longos
para a mulher. Deus deu à mulher o cabelo como um véu para mostrar ternura,
delicadeza e beleza.
II_
PERGUNTA FEITA A LEON MORRIS
Pr.
Gilson Soares:
Segundo o texto de I Coríntios 11.14, é pecado o homem usar cabelos compridos?
Pois o apóstolo usa o termo “natureza”. O que isto quer dizer?
Leon Morris: Cabelo comprido, arrazoa o apóstolo, é uma “vergonha” (AV) para o homem
(ARA: é desonroso.). Esta situação não fora
universal. Alguns entre os antigos gregos, notadamente os espartanos, e alguns
filósofos, tinham tido cabelo comprido. Mas, falando em termos gerais, o que
Paulo diz valia para a humanidade. As exceções eram locais e temporárias. Certamente
se usava na Corinto do primeiro século e nos lugares conhecidos pelos homens
que viviam lá, ou senão, Paulo jamais teria firmado desse modo o seu apelo. Em
contraste, cabelo comprido é uma glória para a mulher. O comprimento preciso não é especificado,
e não é importante. O cabelo da mulher é mais longo do que o do homem, e o é
distintamente..
III_
PERGUNTA FEITA A D. A. CARSON (e mais R. T. France, J.
a. Motyer, G. J. Wenham)
Pr.
Gilson Soares:
Segundo o texto de I Coríntios 11.14, é pecado o homem usar cabelos compridos?
Pois o apóstolo usa o termo “natureza”. O que isto quer dizer?
D. A. Carson: No século I acreditava-se que a natureza determinava as
questões culturais. Sem dúvida Paulo também usa esse argumento no ensino do AT,
em que se insistia na polarização dos sexos. Um homem de cabelos compridos era
algo vergonhoso. Já se argumentou que há estátuas antigas de homens com cabelos
longos, mas essa era a forma como os deuses eram representados, e não os
homens..
IV_
PERGUNTA FEITA A JOÃO CALVINO
Pr.
Gilson Soares:
Segundo o texto de I Coríntios 11.14, é pecado o homem usar cabelos compridos?
Pois o apóstolo usa o termo “natureza”. O que isto quer dizer?
João Calvino: No
tempo em que Paulo escrevia estas palavras, a pratica de cortar o cabelo não
havia ainda sido adotada na Gália ou na Germânia. Sim, e mais que isso,
certamente teria sido algo desastroso para os homens - tanto quanto para as
mulheres - terem seus cabelos tosquiados ou cortados. Mas, visto que os gregos
não consideravam ser muito viril ter cabelos longos, o que caracterizava os que
eram tidos na conta de efeminados, ele considera como sendo conforme a natureza
um costume que viera para ser confirmado.
V_ PERGUNTA FEITA AOS COMENTADORES DO
COMENTÁRIO BÍBLICO BEACON
Pr.
Gilson Soares:
Segundo o texto de I Coríntios 11.14, é pecado o homem usar cabelos compridos?
Pois o apóstolo usa o termo “natureza”. O que isto quer dizer?
Editores do Beacon: Geralmente, ter cabelos longos era considerado
inapropriado para um homem, Especialmente com a perversão sexual que havia em
Corinto, “o cabelo longo faria um homem se parecer muito com uma mulher e
traria, dessa forma, uma correspondente ‘desonra’ sobre ele”. A situação é
exatamente oposta em relação à mulher: Ter a mulher cabelo
crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu. Por natureza, a mulher recebeu uma cobertura que, na
verdade, é um véu. Godet comenta que o cabelo longo e farto “é um símbolo
natural da reserva e da modéstia, o mais belo ornamento da mulher”..
VI_
PERGUNTA FEITA AOS EDITORES DO COMENTÁRIO BÍBLICO BROADMAN
Pr.
Gilson Soares:
Segundo o texto de I Coríntios 11.14, é pecado o homem usar cabelos compridos?
Pois o apóstolo usa o termo “natureza”. O que isto quer dizer?
Editores do Broadman: Segue-se um apelo à natureza. Porque Paulo acha que a natureza ensina que é
degradante para o homem usar cabelo longo não está claro. Nem está claro por
que a natureza ensina que cabelo longo é a glória da mulher. Na natureza, a
constituição da realidade, diz Paulo, o cabelo longo pertence à mulher, e não
ao homem..
VII_
PERGUNTA FEITA A RUSSEL N. CHAMPLIN
Pr.
Gilson Soares:
Segundo o texto de I Coríntios 11.14, é pecado o homem usar cabelos compridos?
Pois o apóstolo usa o termo “natureza”. O que isto quer dizer?
Champlin:
Naturalmente, Paulo poderia estar fazendo um apelo à ≪natureza≫ inteiramente
à parte dos costumes sociais, o que, para ele, refletia necessariamente a
maneira da natureza operar, e a sua afirmação seria então: ≪Cabelos
curtos para os homens; cabelos longos para as mulheres≫. Contudo,
os versículos décimo terceiro e décimo quarto formam um par inseparável. O
primeiro apela para o senso de propriedade, com base nos costumes sociais, e o
segundo apela à natureza, presumivelmente confirmada pelos costumes sociais
prevalentes. Seja como for, o argumento de Paulo, tanto no que tange a natureza
como no que concerne aos costumes sociais, é sólido, ainda que não seja
universalmente confirmado, e ainda que não seja perfeito em qualquer sentido, e
nem totalmente convincente.
Pr. Gilson Soares: Explique melhor.
Champlin: Façamos
aqui algumas considerações sobre a ≪natureza≫. A lei e a luz da natureza se manifestam na
razão e na intuição humanas, e isso é confirmado pela sociedade em sua conduta
diária. Homens de várias nações, nos tempos de Paulo, usavam os cabelos
compridos, como, por exemplo, os samaritanos e os lacedemônios (uma das
divisões raciais da Grécia), sem falarmos nos outros gregos de épocas mais
remotas, conforme a Ilíada de Homero o comprova, visto que ele chama
certos homens de ≪gregos de cabelos longos≫, ≪Aqueanos de
cabelos longos≫. A maioria dos comentadores concorda, entretanto, que ao
tempo de Paulo os judeus, exceto aqueles que faziam o voto do nazireado, usavam
os cabelos relativamente curtos. [...] Os gregos em geral usavam os cabelos
curtos para os homens, e os hebreus seguiam a mesma norma; e isso deve ter sido
suficiente para Paulo estabelecer esse ponto, embora não seja provável que ele
tenha apelado para a natureza inteira, à parte das evidências dos costumes sociais
vigentes. Os cabelos curtos para os homens certamente e um preceito calcado no pensamento
de que os cabelos longos formam uma espécie de véu natural (ver o versículo
seguinte). Por isso, um homem deve evitar usar cabelos longos, já.que não deve
andar velado, pelas razoes dadas na exposição relativa ao quarto versículo
deste capitulo..
VIII_
PERGUNTA FEITA A PAUL W. MARSH
Pr.
Gilson Soares:
Segundo o texto de I Coríntios 11.14, é pecado o homem usar cabelos compridos?
Pois o apóstolo usa o termo “natureza”. O que isto quer dizer?
Marsh: Um apelo
final fundamentado no sentimento geral de decência da humanidade instilado pela
‘própria natureza, é apropriado'. i.é.,
adequado, natural, ‘é uma desonra para o homem ter cabelo comprido'. Paulo argumenta dentro dos limites de sua localização e
tempo. Culturas diferentes têm conceitos diferentes acerca do que é
conveniente, mas como generalização a afirmação ainda é verdadeira. A maioria dos
homens, orientais ou ocidentais, usa o cabelo curto em contraste com o das mulheres.
IX_
PERGUNTA FEITA AOS COMENTADORES DO COMENTÁRIO BÍBLICO AFRICANO (Adeyemo – Editor)
Pr. Gilson Soares: Segundo o texto de I
Coríntios 11.14, é pecado o homem usar cabelos compridos? Pois o apóstolo usa o
termo “natureza”. O que isto quer dizer? E como isto se aplicaria no contexto
africano?
Adeyemo:
Paulo apela para o julgamento deles sobre que comportamento seria considerado
natural dentro do contexto geográfico e histórico em que ele está escrevendo.
Os coríntios teriam considerado ofensivo o uso de cabelos compridos para um
homem, mas o admirariam numa mulher. Isso ainda é, de modo geral, verdadeiro na
cultura africana, e, nesse caso, o argumento tem relevância hoje.
Pr. Gilson Soares: Qual o comportamento da igreja africana sobre a questão
de cabelos longos para os homens?
Adeymo: A
igreja não deveria rotular tal comportamento como algo que assinale a salvação
ou não de alguma pessoa. Os jovens cristãos devem ser encorajados a pensar se
esse, assim como todos os outros aspectos de seu comportamento, contribui para
a construção ou para a destruição do reino de Deus em seu próprio ambiente ou
época. Os jovens não devem adotar costumes simplesmente porque foram expostos a
eles, mas devem procurar glorificar a Deus permitindo que ele use seu exemplo
para expandir sua lei na vida de outros. Para muitos, isso significa vestir-se
de modo que não choque os outros, desviando-os de Cristo.
X_
PERGUNTA FEITA A NORMAN GEISLER
Pr. Gilson Soares: Segundo
o texto de I Coríntios 11.14, é pecado o homem usar cabelos compridos? Pois o
apóstolo usa o termo “natureza”. O que isto quer dizer?
Norman Geisler: Essa é uma passagem difícil, e os comentaristas não
concordam entre si quanto ao seu sentido. Mas há duas maneiras pelas quais
podemos entendê-la.
Pr. Gilson Soares: Quais são essas duas maneiras?
Norman Geisler: Entendendo a natureza subjetivamente e entendendo a
natureza objetivamente.
·
Entendendo a
natureza subjetivamente. Nesse
sentido, "natureza" denota sentimentos instintivos ou um sentido
intuitivo quanto ao que seja apropriado. Isso certamente pode ser afetado por
hábitos e práticas culturais. Se esse é o sentido da passagem, então a
afirmativa de Paulo significa mais ou menos o seguinte: "Os vossos
próprios costumes não vos ensinam que o cabelo comprido é desonroso para o
homem?" Essa interpretação é difícil de se justificar, em termos do significado
normal da palavra "natureza" (pliusis), a
qual no NT tem um sentido muito mais forte do que "costumes" (cf. Rm
1:16; 2:14).
·
Entendendo a
natureza objetivamente. Nesse
sentido, "natureza" significa a ordem das leis naturais. Paulo fala
do homossexualismo como sendo "contra a natureza" (Rm 1:26), e fala
que os gentios têm conhecimento - do que é certo e do que é errado - "pela
natureza", isto é, pela "lei escrita em seus corações" (Rm
2:15). Nesse sentido, ele está dizendo algo assim: "Até mesmo os pagãos,
que não têm nenhuma revelação especial, ainda assim têm uma inclinação natural
para distinguir os sexos por meio do comprimento do cabelo, as mulheres
geralmente tendo um cabelo mais cheio e mais comprido".
Pr. Gilson Soares: Continue...
Norman Geisler: Os seres humanos instintivamente distinguem os sexos de
diversos modos, dos quais um é o comprimento do cabelo. Há exceções decorrentes
da necessidade (saúde, segurança), da perversidade (homossexualismo) ou de uma
prática de santidade (o voto de nazireu). Mas essas somente servem para provar
a regra geral que se baseia na tendência natural de se diferenciar os sexos com
base no comprimento do cabelo. Com certeza, nenhum padrão absoluto do que seja
um cabelo "comprido" estaria na mente de Paulo. Isso variaria de
acordo com a cultura. O ponto principal era permitir a distinção entre os sexos.
Foi por essa razão que o AT também proibiu o homem de vestir-se como a mulher
(Dt 22:5), uma prática que daria margem a toda sorte de impropriedades, tanto
de ordem social como moral.
Concluindo
Querido (a)
leitor (a), ficam as respostas dadas por esses homens de Deus sobre o texto de
I Coríntios 11.14. Cabe a você ler, examinar e reter o que é bíblico e coerente
com o viver cristão nessa geração.