DIÁLOGOS DO PASTOR GILSON SOBRE A VOLTA DE CRISTO E O
MILÊNIO
Rev. Gilson Soares
dos Santos
Arrebatamento,
Grande Tribulação, Milênio, etc. São temas da escatologia que deixam muita
gente confusa. Como entender as diversas linhas de pensamento? Quem está com a
razão?
Para
facilitar a compreensão sobre o assunto e ensinar o tema de forma bem didática,
elaborei um “círculo de debates”, em forma de diálogos. São debates e diálogos
que tive com alunos, membros da igreja que pastoreei e da igreja que pastoreio,
debates com pastores e com curiosos do assunto e até comigo mesmo. Reuni todos
em um único diálogo. Os nomes das pessoas são fictícios, mas os questionamentos
são verdadeiros.
Saulo: Pr. Gilson, diga-me
uma coisa: todos nós cremos na volta de Cristo da mesma maneira?
Pr.
Gilson: Não.
Existem interpretações diferentes sobre a volta de Cristo.
Saulo: Tem como o senhor
explicar, bem direitinho, sobre esses pontos de vista?
Pr.
Gilson: Vou
explicar, de maneira detalhada, cada corrente escatológica sobre a volta de Cristo,
o milênio, a grande tribulação, etc.
Saulo: OK.
Pr.
Gilson: Basicamente,
existem quatro posições sobre o assunto, as quais são:
1 - O pré-milenarismo histórico,
2 - O amilenismo,
3 - O pós-milenismo,
4 - Pré-milenismo dispensacional.
Rute: Eu ouvi dizer que
amilenismo e pós-milenismo são a mesma coisa.
Pr.
Gilson: Não.
São dois pontos de vista distintos, embora sejam parecidos. Eu vou explicar.
Rebeca:
Continue,
pastor, continue.
Pr.
Gilson: Ok.
Vamos continuar. Vamos entender primeiro o que é o pré-milenismo histórico.
Esta foi a posição dominante dos pais da igreja.
Saulo: Espere aí. Quem são
os pais da igreja?
Pr.
Gilson: São
chamados de pais da igreja os teólogos e líderes da igreja entre os séculos I e
IV. Pois bem, eles criam na ideia de um reino literal de mil anos na terra,
depois da segunda vinda de Cristo. Essa é a noção que define o pré-milenismo.
Davi: Não entendi, o senhor
pode explicar melhor?
Pr.
Gilson: Vejamos.
Segundo o pré-milenismo histórico, a ordem dos eventos podem ser assim
resumida:
1 - Época presente da igreja, da
evangelização e da apostasia do homem;
2 - Grande tribulação (que alguns creem que
durará sete anos), ascensão do anticristo e perseguição da igreja;
3 - Volta de Cristo, arrebatamento, primeira
ressurreição e batalha do Armagedom;
4 - Inauguração do milênio e prisão de
Satanás no abismo;
5 - Milênio, que é o Reinado de Cristo sobre
a terra;
6 - Fim do milênio, soltura de Satanás e
rebelião das nações;
7 - Derrota de Satanás, ressurreição dos
ímpios e julgamento final;
8 - Estado eterno.
Saulo: Isto quer dizer que
todos os pré-milenistas históricos são pós-tribulacionistas?
Pr.
Gilson: Exato.
Quase todos os pré-milenistas históricos são pós-tribulacionistas.
Absalão:
Caracas!
Isto quer dizer que a igreja passará pela grande tribulação?
Rebeca:
Aff!
Morro de medo dessa grande tribulação...
Pr.
Gilson:
Esta posição afirma que os crentes vivos serão arrebatados na segunda vinda de
Cristo, e que o arrebatamento ocorrerá no final da grande tribulação, ou seja,
segundo os pré-milenistas históricos a igreja passará pela grande tribulação.
Saulo: Quem são os teólogos
que defendem o pré-milenismo histórico?
Pr.
Gilson: Deixe-me
passar uma lista de alguns dos defensores desta linha doutrinária.
1 – Os pais da igreja: Justino de Roma,
Irineu de Lion, Tertuliano, Papias, que foi discípulo direto do apóstolo João,
e outros.
2 – Os reformadores: William Tyndale, muitos
dos anabatistas e outros durante a Reforma Protestante.
3 – Os puritanos: William Twisse, Thomas Goodwin, William Bridge,
Jeremiah Burroughs, Cotton Mather.
4 – Os Batistas: Benjamin Keach, John Gill.
5 – Os pietistas alemães: Phillip Jakob Spener, Johann A. Bengel.
6 – Os avivalistas: Charles Wesley, Augustus Toplady, Andrew, Horatius
Bonar, C. H. Spurgeon.
7 – Nos teólogos contemporaneous: Oscar Cullmann, Russel Shedd, George
Eldon Ladd, Wayne Grudem, R. K. McGregor Wright e Millard Erickson
8 – E ainda, Georg Ladd, Robert Gundry e
Douglas Moo.
Saulo: Existe algum escrito
do passado que defenda essa posição.
Pr.
Gilson: Sim.
Algumas obras como O Didaquê, O Pastor de
Hermas e a Epístola de Barnabé apresentam este assunto, defendendo o
arrebatamento no final da grande tribulação.
Madalena:
O
senhor citou que Spurgeon também era pré-milenista?
Pr.
Gilson: Sim.
Citei Spurgeon como pré-milenista.
Saulo: O senhor falou nos
Reformadores, isto quer dizer que Lutero e Calvino também defendiam essa mesma
posição?
Pr.
Gilson: Não.
Lutero e Calvino eram de outra corrente. Veja bem, quando citei os
reformadores, isto não quer dizer que todos eles defendiam o mesmo ponto de
vista.
Rute: E o senhor também é
pré-milenista?
Pr.
Gilson: Vamos
deixar meu ponto de vista prá depois. Rsrsrsrsrs. Vamos ao próximo, qual é
mesmo?
Saulo: Amilenismo.
Suzana:
Pelo
nome, parece que esses aí são contra o milênio.
Pr.
Gilson: Calma.
Vamos entender. O amilenismo afirma que o milênio de Apocalipse 20 não é
literal, ou seja, não são mil anos literais, e ainda defendem que o milênio já
está em processo de realização. Na verdade, os defensores desta teoria são
chamados de amilenistas porque negam o milênio literal de Apocalipse 20.
Suzana:
Como
eu disse, são contra o milênio.
Pr.
Gilson: Não
é bem assim. Eles não são contra o milênio. Eles apenas não acreditam que os
mil anos que a Bíblia fala em Apocalipse 20 sejam mil anos mesmo. É tanto que
um dos defensores desta corrente de pensamento escatológico, o Jay Adams,
prefere ser chamado de pró-milenista. Vamos continuar entendendo. Os defensores
do amilenismo afirmam que a igreja é herdeira das promessas feitas à nação de
Israel. Então, o cumprimento das profecias acontecerá num sentido espiritual e
não literal.
Tomé: Não entendi.
Pr.
Gilson: Vou
tentar explicar melhor. Os amilenistas (ou pró-milenistas) crêem que já estamos
vivendo o milênio, pois o milênio é o reino espiritual de Cristo no coração dos
crentes na terra e o reino de Cristo com os santos no céu.
Saulo: E sobre os eventos da
ressurreição, da tribulação e da segunda vinda de Cristo, o que eles dizem?
Pr.
Gilson: Sobre
isto vejamos. Para eles, a primeira ressurreição não pode ser considerada uma
ressurreição física, porque, segundo eles, haverá apenas uma ressurreição
física e isso acontecerá quando Cristo voltar. A primeira ressurreição, que a
Bíblia fala, segundo eles, pode representar ou o renascimento espiritual de
cada pessoa salva ou os mártires que já reinam com Cristo. Sobre a grande
tribulação e a segunda vinda de Cristo, o amilenismo crê que isso tudo vai
acontecer antes da volta de Cristo, porque, para eles, após a volta de Cristo
será decretado o fim da história, não haverá mil anos de reinado de Cristo
aqui, para eles, depois da volta de Cristo não haverá mais história para os
ímpios, somente para os crentes que estarão com Cristo para sempre.
Davi: Em quais versículos
eles se apóiam para ensinar isto?
Pr.
Gilson: Combinamos
que não iríamos expor os argumentos que as três correntes escatológicas usam,
isso inclui os versículos. Posteriormente, se vocês quiserem exporemos os
textos bíblicos e os argumentos lógicos, cronológicos e históricos.
Davi: Quais os principais
nomes do amilenismo ou, como Jay Adams sugere, do pró-milenismo?
Pr.
Gilson: Ok.
Vamos aos principais nomes do amilenismo ou pró-milenismo.:
1 – Eusébio de Cesaréia, Hipólito de Roma,
Martinho Lutero, João Calvino, Richard Baxter.
2 – Atualmente, ou seja, nos teólogos
contemporâneos: Jay Adams, Louis Berkhof, John Stott, Martin Lloyd-Jones,
William Hendriksen, Abraham Kuyper, Herman Bavinck, Leon Morris e Anthony
Hoekema.
Rebeca:
Agora
vamos para o pós-milenismo, é isto?
Pr.
Gilson: Exato.
O que ensina o pós-milenismo? Afirma que
o milênio ocorrerá antes da segunda vinda de Cristo. Os pós-milenistas
acreditam que as profecias de Daniel, Mateus 24 e a maior parte do Apocalipse
já foram cumpridas. Em Mateus 24, segundo eles, essa profecia já foi cumprida
com a derrota dos judeus pelos romanos, em 70 d. C.
Saulo: Então Apocalipse 20
já está acontecendo? Sim. Para eles, o Reino de Deus, simbolizado pelo milênio
de Apocalipse 20, será realizado por meio do sucesso da pregação do evangelho e
das missões a todos os povos da terra. O evangelho será disseminado no mundo
inteiro e a maior parte da raça humana será salva. O Evangelho será pregado a
todos e os princípios éticos da Bíblia serão obedecidos.
Tomé: Quanta heresia!
Pr.
Gilson: Calma!
A gente nem viu os versículos sobre os quais eles se apóiam. Mas continuemos: O
conhecimento e a tecnologia continuará a crescer cada vez mais. A tecnologia e
a base cristã da sociedade capacitarão a humanidade a resolver os problemas de
pobreza, fome, crime, etc.
Rebeca:
Isso
são os mil anos de paz que a Bíblia fala em Apocalipse 20?
Pr.
Gilson: Sim,
para os pós-milenistas. Alguns deles crêem que, por causa da obediência das
nações ao evangelho, Deus removerá quase todos os efeitos da maldição da
criação proferida em Gênesis 3, após a queda.
Rebeca:
Meu
Deus, isso é um paraíso!!!
Pr.
Gilson: Tem
mais. A natureza será restaurada, a poluição vencida e a capacidade produtiva
da terra será plenamente alcançada. Ninguém passará fome, carência de moradia
ou roupa, todos terão mais do que precisam.
Tomé: Isso é pregação
positivista.
Pr.
Gilson: Parece.
Mas os pós-milenistas acreditam que estamos vivendo este milênio ou marchando
para o ápice dele, onde a ordem que Deus deu a Adão e Eva, o ideal de
perfeição, acontecerá nesse período.
Madalena:
Um
momento. Em Apocalipse 20 diz que Satanás será preso. Nesse período, defendido
pelos pós-milenistas, Satanás estará preso?
Pr.
Gilson: Sim.
Para os pós-milenistas, Satanás já está preso, pois sua prisão é espiritual,
não física. A questão colocada por eles é a seguinte: como o milênio não são
mil anos literais, mas espirituais, a prisão de Satanás também não é literal,
mas apenas no sentido de que ele está detido.
Absalão:
E
aí, pluft! Se tá bom demais assim, prá que Cristo vir?
Pr.
Gilson: Alguns
teólogos pós-milenistas creem que Satanás, que foi preso durante a era do
milênio, será solto durante os anos finais e que conseguirá liderar uma
rebelião contra o povo de Deus. Nes interpretação, haverá uma breve tribulação
no fim do milênio, mas não no sentido aceito pelos pré-milenistas. Neste caso,
Jesus voltará em breve para destruir Satanás e o julgará com todos os seus
seguidores, tanto demônios, quanto homens.
Absalão:
E
Jesus vem para...?
Pr.
Gilson: Para
arrebanhar a Sua Igreja e decretar o fim da história, iniciando o estado eterno
com a sua igreja.
Absalão:
Quem
são os hereges que ensinam isto?
Pr.
Gilson: Calma!
Não vamos chamar de hereges, mas uma coisa é importante saber: Depois de duas
guerras mundiais, depois de presenciarem tanta violência, a humanidade
parecendo que está indo para o caos, existem poucos teólogos pós-milenistas.
Vejamos alguns:
1 – Loraine Boettner, Errol Hulse, Iain
Murray.
2 – Alguns pós-milenistas propôem uma revisão
do pós-milenismo. São eles, Greg L. Bahnsen, Gary
North, Rousas J. Rushdoony, Gary DeMar, Douglas Wilson e Kenneth L. Gentry Jr.
Saulo: Agora, vamos ao
pré-milenismo dispensacional. É isto?
Pr.
Gilson: Exato.
Vamos entender o que é o pré-milenismo dispensacional. Essa posição foi
desenvolvida na Inglaterra, em meados do século XIX. Esta posição concorda com
o pré-milenismo histórico, mas discorda em alguns pontos.
Estêvão:
Quais
são os pontos divergentes?
Pr.
Gilson: Em
primeiro lugar, é preciso entender que eles são dispensacionalistas.
Suzana:
E eu
preciso saber o que é isso, o que é dispensacionalistas.
Pr.
Gilson: Os
dispensacionalistas dividem a história bíblica e da humanidade em sete
dispensações. Vejamos:
1 – Dispensação da inocência (ou edênica):
começa com a criação do homem e termina com a queda.
2 – Dispensação da consciência (ou adâmica): O
período no qual o homem passa a conhecer o bem e o mal, passa a ter
responsabilidade sobre suas escolhas diante de Deus.
3 – Dispensação do governo humano (ou
noéica): O período desta dispensação vai do dilúvio até a Torre de Babel.
4 – Dispensação da promessa (ou abraâmica):
Deus escolhe um homem, Abraão, e cria um povo particular, dando-lhe uma
promessa.
5 – Dispensação da lei (ou mosaica): Esta
dispensação foi dada ao povo de Israel. Essa dispensação abrangeu o período
entre a entrega da lei a Moisés até a morte de Cristo.
6 – Dispensação da graça (ou da igreja): Esta
dispensação é dada à um povo, a Igreja de Jesus Cristo. Esta é a dispensação em
vigor nos dias de hoje. Nesta dispensação acontecerá o arrebatamento da Igreja,
as bodas do cordeiro, sete anos de grande tribulação.
7 – Dispensação do Reino (ou do milênio):
Esta dispensação durará mil anos, é o período do milênio, o Reino terreno de
Cristo e sua Igreja.
Rute: No caso da grande
tribulação, é nesse ponto que os dispensacionalistas divergem dos
pré-milenistas históricos?
Pr.
Gilson: Esse
é o ponto divergente mais forte. Vejamos: para os pré-milenistas
dispensacionais, durante a dispensação da graça Cristo virá a qualquer momento,
arrebatará sua igreja e a levará para as bodas. Aqui na terra, acontecerão sete
anos de grande tribulação (três anos e meio de aparente paz e três anos e meio
de tribulação forte). Ao final da grande tribulação, Cristo volta e estabelece aqui
a dispensação do reino ou do milênio.
Rebeca:
Para
os pré-milenistas dispensacionalistas haverá salvação durante a grande
tribulação?
Pr.
Gilson: É
isso.
Davi: E quando acontece o
fim da história?
Pr.
Gilson: Para
facilitar o entendimento, os eventos para os pré-milenistas dispensacionalistas
serão os seguintes:
1 – Arrebatamento da Igreja (será num piscar
de olhos)
2 – Tribunal de Cristo: Será no céu. Um
tribunal para os salvos que receberão galardões.
3 – A grande tribulação: aqui na terra estará
acontecendo a grande tribulação. Três anos e meio de aparente paz e três anos e
meio de grande tribulação. O anticristo, a besta, estará reinando.
4 – No final dos sete anos de tribulação
Cristo vem e acontece a batalha do Armagedom.
5 – No final da Batalha do Armagedom Cristo
vence e implanta seu Reino Milenal aqui na terra, prendendo Satanás.
6 – No final do Reino Milenal, Satanás será
solto, sairá a enganar as nações, que a Bíblia chama de Gogue e Magogue, para
guerrear contra Cristo e seus escolhidos. Cristo pede fogo do céu, destrói
Satanás e seus seguidores.
7 – Em seguida, acontecerá o julgamento do
Grande Trono Branco.
8 – Após o julgamento do Grande Trono Branco,
os ímpios serão lançados no inferno e a igreja irá viver com Cristo na Nova
Jerusalém, no Céu.
9 – Esse é o fim da história.
Absalão:
Ufa!
Complicado o negócio!
Pr.
Gilson: Essa
é a teoria.
Davi: Quais são os
principais teólogos que ensinam isto?
Pr.
Gilson: Vejamos:
1 – Edward Irving, John Nelson Darby, C. I. Scofield (Congregacional.
Autor da Biblia de referência Scofield).
2 – Outros nomes: John F. Walvoord, J. Dwight Pentecost, John Feinberg,
Paul Feinberg, Charles C. Ryrie, Arno C. Gaebelein, Lewis S. Chafer, Norman
Geisler, J. Scott Horrel, Walter C. Kaiser, Francis Chaeffer e John McArthur
Jr.
Tomé: Ouvi falar que
existem os meso-tribulacionistas. É verdade?
Pr.
Gilson: É.
Dentro da corrente Pré-milenista dispensacionalista, existem aqueles chamamos
meso-tribulacionistas ou midi-tribulacionistas, que acreditam que o arrebatamento
acontecerá no meio da grande tribulação.
Tomé: Mas, no geral, os
pré-milenistas dispensacionais são pré-tribulacionistas ou
meso-tribulacionistas?
Pr.
Gilson: Exatamente.
É bom lembrar que nos pré-milenistas dispensacionalistas existem várias subdivisões,
pois sempre aparece um pequeno pensamento. Mas, no geral, é isto.
Madalena:
O
senhor pode citar alguns nomes de meso-tribulacionistas?
Pr.
Gilson: Temos
alguns:
1 – Gleason L. Archer (autor da enciclopédia
de dificuldades bíblicas), J.Oliver Buswell e Merril C. Tenney.
Saulo: Sugiro que
trabalhemos agora os versículos e argumentos das quatro correntes
escatológicas.
Pr.
Gilson: E
eu sugiro que a gente dê uma pausa e depois voltaremos com os versículos e
argumentos das posições escatológicas. Antes, sugiro que vocês comprem o Livro TEOLOGIA SISTEMÁTICA de Franklin Ferreira e Alan Myatt, Editora Vida Nova, onde vocês encontrarão tudo que citei aqui. Então, até a próxima.