FÉ E REGENERAÇÃO: QUAL VEM PRIMEIRO?
Pr.
Gilson Soares dos Santos
Fé e Regeneração. Regeneração e Fé. É comum
encontrarmos estudantes de teologia que ainda não sabem (ou não se posicionaram)
sobre a ordem da salvação, a chamada ordo
salutis. A fé vem antes da regeneração? A regeneração vem antes da fé? As
duas são simultâneas? É claro, a ordo
salutis não é formada apenas pela regeneração e a fé. Inclusive já
publicamos aqui em nosso blog sobre a ordem da salvação. Mas gostaríamos de
tratar apenas sobre estes dois momentos da salvação: a regeneração e a fé, qual
vem primeiro?
Se você, estudante de teologia, se declara um
reformado, se autodenomina calvinista, precisa saber que, na linha reformada, a
regeneração vem antes da fé. Na linha arminiana prevalece o contrário: para os
arminianos, a fé vem primeiro que a regeneração.
Segundo Franklin Ferreira e Alan Myatt
“Calvino foi o primeiro teólogo a agrupar de forma mais ou menos sistemática os
vários elementos da ordem da salvação, ainda que sem a preocupação de discutir
o assunto.” (2008, p. 737). Ainda de acordo com Ferreira e Myatt (2008, p.
738), Calvino, em suas Institutas, coloca
a fé antes da regeneração. Veja a sequencia de Calvino:
1. União mística
2. Fe
3. Arrependimento
4. Reconciliação
5. Regeneração
6. Justificação &
Santificação
Embora essa seja a sequência de Calvino, os
teólogos reformados não a seguem. A maioria deles coloca a regeneração precedendo
a fé. Vejamos o que diz o teólogo reformado R. C. Sproul:
“Na regeneração, Deus muda nosso coração. Ele
nos dá uma nova disposição, uma nova inclinação. Ele planta um desejo por
Cristo em nosso coração. Nunca podemos confiar em Cristo para nossa salvação a
menos que primeiro o desejemos. É por isso que dissemos antes que a regeneração
precede a fé”. (eleitos de Deus, p. 103).
Outros teólogos reformados, a exemplo de
Charles Hodge, A. A. Hodge, A. H. Strong, Herman Bavinck, Louis Berkhof, John
Murray, Wayne Grudem, etc, também apresentam a regeneração precedendo a fé. Grudem, em sua Teologia Sistemática, diz o seguinte:
Definimos a
regeneração como o ato de Deus de despertar a vida espiritual dentro de nós,
trazendo-nos da morte espiritual para
a vida espiritual. Sobre essa
definição, é natural entender que a regeneração vem antes da fé salvífica. De
fato, é essa obra de Deus que nos dá capacidade
espiritual para responder a Deus com fé. Entretanto, quando dizemos que ela vem
“antes” da fé salvífica, é importante lembrar que elas aparecem tão juntas que
geralmente nos parecerá que estão ocorrendo ao mesmo tempo.
O conceito reformado de que a regeneração
precede a fé está baseado no primeiro dos cinco pontos do calvinismo, a
depravação total. Se o homem é totalmente depravado, está totalmente morto em
seus delitos e pecados, este homem jamais poderá ter fé salvadora. Para que ele
tenha fé é preciso que Deus o desperte da morte espiritual, acordando-o desse
estado de total inércia. Somente assim o homem poderá desejar a salvação. O
Espírito Santo concede a graça da regeneração, levando o homem à fé e ao
arrependimento.
A modo de conclusão podemos dizer que a
maioria dos reformadores crê que a regeneração precede a fé, embora não seja
sustentada uma ordem exageradamente cronológica. Para os arminianos a fé
precede a regeneração.
Você
pode consulta os seguintes livros:
1.
As
institutas de Calvino, Vol III.
2.
Eleitos
de Deus. R. C Sproul.
3.
Teologia
Sistemática, de Franklin Ferreira e Alan Myatt. Vida Nova.
4.
Teologia
Sistemática de Wayne Grudem. Vida Nova.
5.
Eleitos,
mas livres, de Norman Geisler. Vida.