QUEM FOI MELQUISEDEQUE? ELES RESPONDEM
Pr.
Gilson Soares dos Santos
Melquisedeque é um dos personagens bíblicos
que mais chamam a atenção. Seu nome aparece nas páginas sagradas nos seguintes
textos: Gênesis 14.18; Salmos 110.4; Hebreus 5.6,10; 6.20; 7.1,10,11,15,17, mas
sempre deixa algumas interrogações na mente dos leitores do texto sagrado.
Separei
respostas de teólogos e pregadores sobre quem é melquisedeque. Coloquei em
forma de pergunta (feita por mim) e respostas (retiradas dos escritos de teólogos
e pregadores). Então vamos aprender o que eles dizem sobre Melquisedeque.
PRIMEIRA
ENTREVISTA: AUTORES DO DICIONÁRIO BÍBLICO WYCLIFFE: CHARLES F. PFEIFFER, HOWARD
F. VOS E JOHN REA
PR. GILSON: Onde
Melquisedeque é mencionado na Bíblia?
AUTORES DO WYCLIFFE: Em hebraico malkisedeq ou “rei da justiça”, é
mencionado em Gênesis 14.18; Salmos 110.4; Hebreus 5.6,10; 6.20;
7.1,10,11,15,17.
PR.
GILSON: Quem
era ele?
AUTORES
DO WYCLIFFE: No
livro de Gênesis ele é um rei-sacerdote cananeu de Salém (Jerusalém) que
abençoou Abraão quando este retornou depois de salvar Ló, e a quem Abraão pagou
o dízimo do espólio da batalha. Devido ao mistério que cerca seu repentino
aparecimento no cenário da história, e seu igualmente repentino desaparecimento,
ele tem sido identificado com um anjo (Orígenes), com o Espírito Santo
(Epifânio), com o Senhor Jesus Cristo (Ambrósio), com Enoque (Calmet) e Sem
(Targuns, Jerônimo, Lutero) et. al.
PR. GILSON: Qual
seria, então, a religião de Melquisedeque?
AUTORES DO WYCLIFFE: Quanto à religião,
ele era “sacerdote do Deus Altíssimo” (el
‘elyon). Os textos de Ras Shamra mostraram que as cidades cananéias tinham
sumo sacerdotes na primeira metade do segundo milênio a.C., e que Idrimi, rei
de Alalakh, ao norte da Síria, em aprox. 1500 a.C., era o representante pessoal
do seu deus e aquele que oficiava no santuário. Dessa forma, o relato de
Gênesis não precisa ser considerado anacrônico. Não existe qualquer
concordância sobre o fato de Melquisedeque ser um adorador de Jeová ou de Baal.
(PFEIFFER, Charles F; VOS, Howard F; REA, John. Dicionário Bíblico Wycliffe. 1ª Edição. Rio de
Janeiro. CPAD. 2006. p.1247-48.)
SEGUNDA ENTREVISTA: NORMAN
GEISLER E THOMAS HOWE
PR.
GILSON: O
que a Bíblia nos diz sobre Melquisedeque?
GEISLER
E HOWE: Com base em Hebreus 7, alguns têm interpretado Melquisedeque como
tendo sido um anjo ou até mesmo como uma aparição de Cristo. Isso não é
provável, já que o autor de hebreus apresenta Melquisedeque como sendo um tipo
de Cristo. Em Gênesis, Melquisedeque é apresentado de maneira usual e
histórica. Ele encontra-se com Abraão e com ele conversa normalmente. Não há
razão, seja arqueologia ou de qualquer outra origem, para que se questione
quanto a personalidade histórica de Melquisedeque.
PR. GILSON:
O
escritor aos Hebreus diz que Melquisedeque não teve pai nem mãe, não teve
princípio nem fim de dias e foi feito semelhante ao Filho de Deus, o que
significa tudo isto?
GEISLER
E HOWE: Hebreus
nos diz que Melquisedeque “não teve princípio de dias, nem fim de existência,
entretanto, feito semelhante ao Filho de Deus... permanece sacerdote
perpetuamente” (Hb 7.3). Como Jesus assumiu esse sacerdócio (7.21), alguns que
aceitam a reencarnação usam a passagem citada para provar que ele é uma
reencarnação de Melquisedeque. Será que eles têm razão? Não, isso é um mau uso
dessa passagem, o que está claro por diversas razões. Em primeiro lugar, ela
diz apenas que Melquisedeque foi “feito semelhante” a Jesus, e não diz
que Jesus era Melquisedeque (Hb 7.3). Em segundo lugar, diz apenas que Cristo
foi um sacerdote “segundo a ordem de Melquisedeque” (Hb 7.17), e não que ele
era Melquisedeque. Finalmente, o fato de que Melquisedeque tenha sido
misterioso em seu nascimento e morte, sem genealogia (Hb 7.3), não prova a
reencarnação – isso foi usado apenas como uma analogia ao eterno Messias, Jesus
Cristo.
(GEISLER. Norman;
HOWE. Thomas, Manual popular de dúvidas, enigmas e “contradições” da Bíblia.
São Paulo: Mundo Cristão. 1999. pp. 51-52, 521-522).
TERCEIRA ENTREVISTA: AUTORES DO
COMENTÁRIO BÍBLICO AFRICANO, NA PESSOA DE SEU EDITOR TOKUNBOH ADEYEMO
PR.
GILSON: Melquisedeque
é Jesus?
ADEYEMO:
É possível que Melquisedeque fosse apenas um líder local de Salém
(chamada posteriormente de Jerusalém) e um jebuseu (pois, mais tarde, Jerusalém
ficou sob o controle dos jebuseus – 2Sm 5:6-7).
PR. GILSON: Será que ele era apenas um líder local? Pois os textos bíblicos lhe dão
destaque.
ADEYEMO: Tendo em vista a aparição repentina de um sacerdote misterioso do Deus
verdadeiro chamado por um nome que significa “rei da retidão”, não é de
surpreender a fascinação que exerceu sobre gerações posteriores. Davi se refere
a ele como representante de uma ordem especial de sacerdotes “segundo a ordem
de Melquisedeque” (Sl 110.4). Os autores do NT, especialmente o autor de
Hebreus, apresentam-no como símbolo da identidade de Cristo em seu papel de
sacerdote (Hb 5.6,10; 6.20; 7.11). O fato de ele simplesmente aparecer e
desaparecer sem nenhum detalhe histórico a seu respeito levou o autor de
Hebreus a descrevê-lo como “sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não teve
princípio de dias, nem fim de existência, entretanto, feito semelhante ao Filho
de Deus [...], permanece sacerdote perpetuamente” (Hb 7:3). Essas referências
levaram algumas pessoas a imaginar se é suficiente considerar Melquisedeque
apenas rei de Salém, um líder local. Assim, há quem acredite que, como “rei de
Salém” significa “rei da paz” (Hb 7.2a), e Melquisedeque pode ser traduzido
como “rei da justiça” (Hb 7.2b), trata-se, então, do próprio Cristo numa
aparição pré-encarnada. Conforme outro ponto de vista, Melquisedeque é um
título usado para Sem, que talvez ainda estivesse vivo na época, caso tivesse
chegado a 600 anos, quando saiu ao encontro de seu descendente Abrão. De acordo
com essa linha de raciocínio, a “ordem” sacerdotal à qual Melquisedeque
pertence se estendeu de Sem, passando por Judá, até Cristo.
PR. GILSON: O que mais é possível destacarmos em Melquisedeque?
ADEYEMO: Ele é a primeira pessoa mencionada na Bíblia com o título de
“sacerdote”, e é descrito como sacerdote do Deus Altíssimo (14.18b).
Além disso, Melquisedeque abençoou Abrão, numa oração em que
primeiro pediu bênçãos sobre Abrão e depois louvou a Deus por entregar os
inimigos de Abrão em suas mãos (14.19-20a).
(ADEYEMO. Tokunboh
(editor geral), Comentário Bíblico Africano. São Paulo: Mundo
Cristão. 2010. P. 33-34; 1537-1538.).
QUARTA
ENTREVISTA: GLEASON ARCHER
PR. GILSON: Melquisedeque foi
uma pessoa histórica real ou uma figura mitológica?
ARCHER: O relato de Gênesis 14.18-20 parece um
episódio eminentemente histórico, da mesma forma que é real o resto do
capítulo. A passagem nos fala da existência de um rei-sacerdote de Salém (isto
é, Jerusalém, com toda a probabilidade) chamado Melquisedeque, o qual se achou
na obrigação de saudar Abraão que voltava da guerra do morticínio dos reis da
Mesopotâmia, invasores, entre Dã e Hobá (v. 15) e suprir-lhe as provisões para
seus soldados fatigados da guerra. Deu-lhe os parabéns pela vitória heróica e
derramou uma bênção sobre ele, em nome do “Deus Altíssimo” (‘El ‘Elyôn) – título jamais aplicado nas
Escrituras a alguém, exceto ao próprio Iavé. É óbvio que Melquisedeque era um
verdadeiro crente que havia permanecido fiel ao culto ao autêntico e único Deus
(da mesma forma que Jó e seus conselheiros do norte da Arábia; Jetro, o sogro
de Moisés; e Balaão, vindo de Petor no vale do Eufrates). O testemunho de Noé e
de seus filhos evidentemente fora mantido em outras partes do Oriente Médio,
além de Ur e Harã.
PR.
GILSON: O
escritor aos Hebreus diz que ele não tinha pai nem mãe, não tinha princípio de
dias nem fim de dias e foi feito semelhante ao Altíssimo, Melquisedeque é Jesus
Cristo pré-encarnado?
ARCHER:
Houve,
todavia, um aspecto de grande importância a respeito da maneira como
Melquisedeque foi colocado dentro dessa narrativa: seus pais não são
mencionados, não havendo declaração alguma a respeito de seu nascimento e
morte. A razão dessa falta de informações se torna clara em Hebreus 7.3: “sem
pai, sem mãe, sem genealogia; que não teve princípio de dias, nem fim de
existência, entretanto, feito à semelhança do Filho de Deus, permanece
sacerdote perpetuamente”. O contexto esclarece que Melquisedeque entrou em cena
como um tipo do Messias, o Senhor Jesus. A fim de salientar essa característica
típica desse sumo sacerdote, o registro bíblico de propósito omite a menção de
seu nascimento, filiação, parentesco e linha genealógica. Isso não quer dizer
que ele não teve pai – e é certo que sua mãe, Maria, é mencionada nos
evangelhos, nem que ele jamais nascera (pois até Cristo, em sua forma humana,
teve seu natal). É que o aparecimento dramático e repentino de Melquisedeque
ficou mais saliente quando ele foi apresentado como porta voz do Senhor a
Abraão, servindo como arquétipo do futuro Cristo, que derramaria bênçãos sobre
o povo de Deus.
PR. GILSON: Eu vou insistir na
pergunta, quem era Melquisedeque? Um anjo? Cristo pré-encarnado? Ou era um rei
comum daquelas regiões?
ARCHER: A despeito das tradições fantasiosas mantidas
e ensinadas por alguns rabinos (que apareceram bem cedo, ao surgir a seita de
Qumran – cf. Fragmento de Melquisedeque da caverna 11), segundo a qual
Melquisedeque teria sido uma espécie de anjo ou ser sobrenatural, os dados da
própria Escritura apontam com clareza para a historicidade desse homem como
sendo o rei de Jerusalém, nos dias de Abraão. Sua descrição em Hebreus 7.3 como
apator, ametor, agenealogetos (“sem
pai, sem mãe e sem genealogia”) não pode significar que Melquisedeque jamais
teve pais, nem linha de ancestrais, visto que ele era um tipo de Jesus Cristo,
a respeito de quem nenhum dessas palavras é literalmente verdadeira. Antes,
esses versículo simplesmente significa que nenhum desses itens de informação
foi concluído no registro de Gênesis 14, e foram omitidos, de propósito, a fim
de enfatizar a natureza divina e a impossibilidade de o Messias, o antítipo,
vir a perecer.
(ARCHER. Gleason, Enciclopédia de Dificuldades Bíblicas.
São Paulo: Vida. 1998. pp. 98-99)
QUINTA ENTREVISTA: JOHN MACARTHUR JR
PR.
GILSON: Sobre
a pessoa de Melquisedeque, temos poucos detalhes biográficos, quem era
Melquisedeque?
MACARTHUR:
A
falta de detalhes biográficos e genealógicos desse governante, cujo nome
significa “rei justo” e que era sumo sacerdote da antiga Jerusalém, foi mais
tarde, com base em outras revelações, identificado como um tipo de Cristo (cf.
Sl 110.4; Hb 7.17,21).
PR.
GILSON: Quando
o texto de Hebreus 7.3 diz que ele não teve pai nem mãe, não teve princípio nem
fim de existência, será que Melquisedeque não é o próprio Cristo?
MACARTHUR:
Sua
parentela e origem são desconhecidos porque era irrelevantes para o exercício
do seu sacerdócio. Ao contrário de algumas interpretações, Melquisedeque teve
um pai e uma mãe. A antiga Peshita siríaca fornece uma tradução mais preciosa
do que a expressão grega queria dizer: “cujo pai e mãe não estão escritos em
genealogias”.
PR.
GILSON: Quanto
a expressão em Hebreus 7.3 “feito semelhante ao Filho de Deus”, quem pode ser
semelhante a Cristo, senão ele mesmo?
MACARTHUR:
“Feito
à semelhança de”; esta palavra não é usada em nenhuma outra passagem do NT. A
implicação é que a semelhança com Cristo está na maneira como a história de
Melquisedeque é relatada no AT, e não no próprio Melquisedeque. Ele não foi o
Cristo pre-encarnado, como defendem alguns, mas foi semelhante a Cristo no
sentido de que o seu sacerdócio foi universal., real, justo, pacífico e
interminável.
(JR, John Macarhtur. Bíblia de Estudo Macarthur. BARUERI: SBB. 2010. p. 35 e1698.)