ALGO SOBRE O PIETISMO
Pr. Gilson Soares dos
Santos
Atendendo a pedidos, estamos postando hoje
sobre o Pietismo. Veremos o que é, onde começou, com quem começou, quais os principais
ensinos e representantes.
1_ O que é o Pietismo
“O
Pietismo alemão denota um movimento surgido na Igreja Luterana, na segunda
metade do século 17, o qual teve como uma de suas características mais
evidentes, a reação contra um cristianismo que sob muitos aspectos se tornara
vazio, tendo uma prática dissociada da genuína doutrina bíblica.”.
O
Pietismo também pode ser considerado “Uma tendência que volta a ocorrer dentro da história da Cristandade para
enfatizar mais as praticalidades da vida cristã e menos as estruturas da
teologia ou da ordem eclesiástica.”.
“O
pietismo era o movimento de renovação que pretendia completar a Reforma protestante
iniciada por Martinho Lutero. Seus principais pensadores e líderes eram clérigos
luteranos que sinceramente admitiam os princípios protestantes fundamentais sola
Scriptura, sola gratia et ftdes e o sacerdócio de todos os crentes.”
“A Igreja Luterana Alemã
labutava, no fim do século XVII, sob dificuldades de muitos tipos. Sua obra era
rigorosamente confinada pelos príncipes dos muitos Estados soberanos que havia
na Alemanha. Muitos dos seus ministros pareciam interessar-se mais por disputas
filosóficas e ostentação retórica do que pelo encorajamento das suas
congregações. A Guerra dos Trinta Anos (1618-48), travada ostensivelmente por
motivos religiosos, tinha criado uma desconfiança generalizada com relação à
vida eclesiástica em geral.”.
Portanto, o surgimento do
Pietismo foi na Igreja Luterana Alemã.
2_ Com quem teve
início o Pietismo
“O
mais notável teólogo do pietismo, e seu fundador dentro do luteranismo, foi
Filipe Jacó Spener (1635-1705, a partir de 1691 decano em Berlim). Transmitiu o
ponto de vista do pietismo de forma moderada. Procurou reter a base doutrinária
ortodoxa sem alterações. Mas as questões de que tratava, e notadamente seu
método de apresentação, manifestavam novo espírito teológico e nova maneira de
pensar.”.
“Philipp Jakob Spener, que nasceu em 1635, na Alsácia perto do rio Reno
que separa a Alemanha da França. Quando menino, teve como madrinha uma mulher rica,
poderosa e profundamente religiosa chamada condessa Ágata von Rappoltstein, que
morava em um castelo perto da casa dele. Lá, o jovem leu e discutiu o Cristianismo
verdadeiro e foi educado por sua mentora espiritual no tipo de cristianismo
do coração. A condessa ajudou a conseguir e a pagar a educação teológica de Spener
em Estrasburgo e Basiléia. Ele também passou algum tempo em Genebra onde foi
influenciado pelo pregador reformado místico chamado João de Labadie
(1610-1674), que exortava seus seguidores confiar na experiência interior mais
do que nos sacramentos para garantir a salvação. Quando recebeu o primeiro
pastorado em Frankfurt, na Alemanha, Spener já era um “cristão do coração”
convicto, que acreditava piamente que a vida eclesiástica e a teologia de seu
país precisavam de reforma.”
A
obra que marcou o nascimento do Pietismo foi um livro de Spener, Pia Desideria. Em seu livro Pia desideria (1675) propôs várias
recomendações para reformas destinadas a curar o estado de decadência em que a
igreja se encontrava.
“O
pietismo luterano surgiu, em primeiro lugar, como movimento de reforma com
finalidades práticas, mas, gradualmente, começou a ter efeito transformador na
atividade teológica bem como na perspectiva geral. Spener publicou sua posição
teológica especialmente na grande coleção intitulada Theologische Bedenken, l-IV (1700 e anos seguintes) em Die evangelische Glaubenslehre in einem
Jahrgang der Predigten (1688).”.
3_
Quais os Principais Ensinos do Pietismo
“Analisando
a Pia Desideria de Spener - obra que marca “o nascimento do pietismo” -
podemos destacar quatro características principais do Pietismo, a saber:
1_
A Experiência Religiosa: A experiência religiosa assume um caráter preponderante
na vida do crente;
2_
Biblicismo: Seus padrões doutrinários emanam da Bíblia. Ainda que o Catecismo (Catecismo
Menor de Lutero, 1529) deva ser ensinado às
crianças e aos adultos.
3_
Perfeccionismo: Preocupação com o seu desenvolvimento espiritual, bem como na
proclamação do Evangelho e na prática social de socorro aos necessitados.
4_
Reforma na Igreja: Desejo de reformar a Igreja, combatendo a sua letargia espiritual,
bem como as suas práticas consideradas mundanas. Esse programa pode ser assim
dividido:
a)_
Maior uso das Escrituras;
b)_
Diligente exercício do sacerdócio espiritual;
c)_
Ensinar que o saber não é suficiente; ele deve se manifestar em obediência a
Deus;
d)_
Espírito de amor cordial na controvérsia;
e)_
Alimento devocional e preparação pastoral dos estudantes de teologia.”
Também podemos caracterizar o Pietismo da seguinte forma:
“(1) seu caráter experiencial
- os pietistas são pessoas em cujo coração 0 viver cristão é a preocupação
fundamental; (2) seu enfoque bíblico — os pietistas são, parafraseando João
Wesley, “0 povo de um só Livro” que tiram seus padrões e seus alvos das páginas
das Escrituras; (3) sua inclinação perfeccionista — os pietistas são sérios com
relação ao viver santo e dedicam 0 máximo esforço para seguir a lei de Deus,
divulgar o evangelho e ajudar os necessitados; (4) seu interesse reformador -
os pietistas usualmente se opõem àquilo que consideram frieza e esterilidade
nas formas e práticas estabelecidas nas igrejas.”
4_ Principais
Teólogos do Pietismo
O primeiro e
principal nome foi o de Philipp Jakob Spener. Não trataremos sobre Spener aqui,
pois já falamos sobre ele.
“Johann Arndt. (1555-1621), figura pouco conhecida que escreveu um livro
de grande influência que muitos historiadores consideram a “Bíblia” do pietismo:
Quatro livros sobre o cristianismo verdadeiro (1610). Pouco se sabe da
vida de Arndt, a não ser que foi ministro luterano muito respeitado mas um
pouco controvertido , que tinha tendências místicas e que pastoreou igrejas em
Eisleben (cidade natal de Lutero) e Celle na Alemanha. Entre 1606 e 1609,
escreveu um livro devocional, que se tornou conhecido na Alemanha simplesmente
com o Cristianismo verdadeiro.”.
“Auguste Hennann Francke. Se Spener foi o patriarca do pietism o,
Auguste Hermann Francke foi seu gênio organizador. Francke nasceu em 1663 na
cidade universitária de Lübeck, em um lar profundamente influenciado pelo
pietismo de Spener. Sua família também tinha fortes tradições intelectuais e
vínculos com a ortodoxia luterana. Em 1684, começou seus estudos teológicos na
Universidade de Leipzig, “o universalmente reconhecido baluarte da ortodoxia
luterana”. Não demorou a assumir a posição de liderança no movimento pietista
local chamado collegium philobiblicum ou “grupo de amantes da Bíblia”.”.
“Nikolaus Ludwig von Zinzendorf. Uma das personagens mais
incomparáveis de toda a história da teologia cristã é Nikolaus Ludwig von
Zinzendorf ou conde Zinzendorf. Nasceu em 1700 em Dresden, onde a influência de
Spener ainda era forte. Se Spener foi o patriarca do pietismo e Francke o gênio
organizador, Zinzendorf foi o profeta excêntrico. Zinzendorf foi um garoto
notável, criado pela avó pietista Henrietta von Gerstorff, que era profundamente
envolvida no movimento pietista de Spener e Francke na Saxônia. Spener tornou-se
padrinho de Zinzendorf. Desde pequeno, o conde assimilou a rica vida devocional
da avó e teve suas próprias experiências espirituais profundas.