Páginas

23 de fevereiro de 2016

Nomes de congregacionais no Dicionário Popular de Teologia, de Millard Erickson

NOMES DE CONGREGACIONAIS NO DICIONÁRIO POPULAR DE TEOLOGIA, DE MILLARD ERICKSON

Pr. Gilson Soares dos Santos

O Dicionário Popular de Teologia, da autoria de Millard Erickson, traz vários nomes de congregacionais. Gostaria de organizar aqui uma lista desses nomes, a fim de nortear possíveis pesquisas de alunos. Lembrando que alguns desses nomes têm posições teológicas duvidosas. Meu objetivo aqui não é julgar a teologia deles, porém, apresentar apenas seus nomes.

CHARLES HAROLD DODD (1884-1973). Ministro congregacional britânico e professor de Novo Testamento em Oxford, Manchester e Cambridge; é conhecido particularmente por seu conceito de escatologia realizada.

CYRUS INGERSON SCOFIELD (1843-1921). Ministro congregacional cujos escritos fizeram muito para popularizar as visões fundamentalista e dispensacionalista, especialmente Manejando bem a Palavra da Verdade e a Bíblia de estudo Scofield.

HORACE BUSHNELL (1802-1876). Teólogo congregacional americano e uma das forças mais influentes na construção do liberalismo norte-americano do século XIX. Expôs a visão da influência moral da expiação.

JONATHAN EDWARDS (1703 1758). Ministro congregacional e um dos principais teólogos do Primeiro Grande Avivamento. Seu pastorado mais importante aconteceu em Northampton, Massachusetts, onde pregou o famoso sermão “Pecadores nas mãos de um Deus irado”. Ele foi presidente da Faculdade de Nova Jersey (Universidade Princeton) apenas algumas semanas antes de sua morte.

JOHN OWEN (1616-1683). Teólogo puritano inglês que enfatizou fortemente a forma congregacional de governo da igreja. Tornou-se um não conformista na década de 1660.

NATHANIEL WILLIAM TAYLOR (1786-1858). Pregador congregacional e teólogo da Universidade Yale, que é visto como o fundador da teologia de New Haven. Modificou o calvinismo, mesclando-o com as ênfases do reavivalismo.

PETER TAYLOR FORSYTH (1848-1921). Teólogo congregacional evangélico inglês.

SOLOMON STODDARD (1643-1729). Pregador congregacional de Northampton, Massachusetts, que exerceu enorme influência sobre o protestantismo na Nova Inglaterra. Avô de Jonathan Edwards.

TIMOTHY DWIGHT (1752-1817). Clérigo, teólogo e educador congregacional. De 1795 até sua morte, foi presidente e professor de teologia na Universidade Yale. Defensor do calvinismo conservador, exerceu influência sobre o Segundo Grande Avivamento. Sua obra principal foi um conjunto de sermões em cinco volumes intitulado Teologia explicada e defendida.

WASHINGTON GLADDEN (1836-1918). Ministro congregacional que muito contribuiu para a popularização da teologia liberal e do evangelho social.

Como eu disse, é uma pequena lista. Pode começar a pesquisar sobre eles.